22/02/2020 às 11:00, atualizado em 22/02/2020 às 11:15

Confira os pontos para táxi e transporte por aplicativo 

Em parceria com a Secretaria de Mobilidade, órgãos vinculados à Segurança pública definem medidas para facilitar o acesso dos foliões aos blocos

Por Agência Brasília *

Os órgãos de trânsito vinculados à Secretaria de Segurança Pública (SSP) – Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Batalhão de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) – definiram, juntamente com a Secretaria de Mobilidade (Semob), pontos para embarque e desembarque para táxis e transporte por aplicativos durante o Carnaval.

A medida vai facilitar o acesso dos foliões. “Buscamos atender o público de todos os setores carnavalescos e, desta forma, concentrar também o policiamento para dar mais segurança aos usuários”, explica o subcomandante do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) da PMDF, tenente-coronel Luis Marcelo.

Para quem for utilizar veículo próprio, a orientação é deixa-lo em Os estacionamentos do Parque da Cidade, do anexo do Palácio do Buriti e da praça do Buriti são opções para os condutores.

Locais definidos para embarque e desembarque.

  • Carnaval no Parque: estacionamento público ao lado do TCDF
  • Museu da República: estacionamento público entre a Biblioteca Nacional e o Touring
  • Parque da Cidade: primeira faixa de trânsito da via em frente ao Estacionamento 4 (local do evento);
  • Praça dos Prazeres: estacionamento em frente ao Banco do Brasil (CLN 201)
  • Setor Carnavalesco Sul (SCS): via pública entre as quadras 1 e 2 do Setor Comercial Sul
  • Setor Carnavalesco Norte (SBN): estacionamento do SBN à margem do Eixo L
  • Funarte
    * Sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24): via entre o Parque da Cidade e o Centro Comercial Brasil 21 e via entre a 5ª DP e o estacionamento do Estádio Nacional.
    * Terça-feira (25): estacionamento do Planetário, margem da via N1 e estacionamento entre a Funarte e a feira da Torre, margem da via S1.

Trânsito e interdições

A concentração dos foliões do Galinho de Brasília ocorrerá na via em frente à Funarte, a partir de 12h.

A previsão é que o bloco inicie o trajeto entre as 14h e as 15h, seguindo pela via N1. O retorno para Funarte será feito pela via S1. A travessia ocorrerá pela ligação entre o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Durante o deslocamento, as vias N1 e S1 serão interditadas. Na saída da Funarte pela N1, a via será fechada na altura da Torre de TV – onde está funcionando a Cidade da Segurança Pública – e o Palácio do Buriti. O trânsito será desviado para a avenida que contorna o Estádio Nacional. No retorno, pela via S1, o bloqueio terá início no TJDFT e seguirá até a Torre de TV. O trânsito será desviado para a via ao lado da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O encerramento do desfile do bloco está previsto para as 18h.

 

 

* Com informações da SSP