23/02/2020 às 12:16

Emergências e Samu estão a postos para atender foliões

Rede hospitalar distribuída pelas regiões de saúde está organizada conforme o nível de complexidade de atendimento oferecido nos diversos serviços

Por Agência Brasília *

Em caso de dificuldade que envolva acesso aos hospitais, as ambulâncias do Samu estão a postos durante todo o DF, 24 horas por dia. Serviço de emergência pode ser acionado pelo telefone 192 | Foto: Mariana Raphael / SES

Durante os dias de folia, o que todo mundo quer é diversão. Porém, ninguém está livre do risco de adversidades, como uma torção no pé, ou mesmo das consequências do excesso de álcool ou de comida. Nesses casos, os foliões deverão buscar atendimento nas emergências dos hospitais e nas unidades de pronto atendimento (UPAs), que estão funcionando normalmente, 24 horas por dia.

O secretário-adjunto de Assistência da Secretaria de Saúde (SES), Ricardo Tavares, lembra que, a partir de uma análise apurada dos riscos, necessidades e deficiências da capacidade dos serviços de saúde, foi elaborado o Plano para Assistência e Eventos de Massa, Acidentes com Múltiplas Vítimas e Desastres. A meta, informa, é reforçar a capacidade dos serviços oferecidos em ocasiões de grandes eventos.

Grupos de atendimento

Com isso, a rede hospitalar distribuída pelas regiões de saúde foi hierarquizada conforme o nível de complexidade de atendimento, categorizando-se em quatro grandes grupos.

O grupo do complexo hospitalar central é formado por Hospital de Base, Hospital Regional da Asa Norte e Hospital Universitário de Brasília. Já os hospitais regionais de referência compreendem as unidades de Ceilândia, Gama, Sobradinho e Taguatinga.

Do grupo dos os hospitais regionais gerais fazem parte as unidades de Brazlândia, Guará, Planaltina, Região Leste, Samambaia e Santa Maria. Por fim, o grupo das unidades hospitalares de referência distritais é composto pelos hospitais Materno Infantil, São Vicente de Paulo e Apoio.

Em caso de dificuldades para deslocamento aos hospitais, o Samu está a postos, nas bases espalhadas por todo o Distrito Federal. O telefone para acionar o serviço de emergência é o 192.

* Com informações da SES