24/02/2020 às 11:00, atualizado em 23/02/2020 às 17:19

Bacia hidrográfica do Rio Preto será recuperada

Acordo entre o GDF e a Codevasf visa intensificar ações ambientais nos canais de irrigação e conservação do solo de importante região do DF

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Importante curso de água para o Distrito Federal, a Bacia do Rio Preto será recuperada ambientalmente. A ação é fruto de uma parceria entre o Governo do Distrito Federal e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O projeto prevê a recuperação dos canais de irrigação e conservação do solo da região da bacia, restauração de Áreas de Preservação Permanente (APP), diminuição de assoreamento e erosão, aumento da infiltração da água no solo, reflorestamento, saneamento e aplicação de técnicas agrícolas como terraceamento.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) é a responsável pelo projeto, que será custeado com recursos obtidos de emendas parlamentares. As secretarias de Agricultura, de Governo e de Obras vão atuar como parceiras no projeto.

Impacto positivo

“As cidades mais influenciadas são Planaltina e São Sebastião”, explica o coordenador de agricultura urbana da Emater-DF, Rogério Vianna. “Elas vão ter um impacto altamente positivo. Tivemos também uma grave crise de abastecimento na região para os produtores, que precisaram racionalizar o uso da água. O projeto visa aumentar o fornecimento de água”.  Outros objetivos são facilitar o uso de água para agricultura, beneficiar a população e reverter canais de água feito nas terras.

Além do governador Ibaneis Rocha e de técnicos da Emater e da Codevasf, participaram da reunião de fechamento desse acordo o secretário de Agricultura, Luciano Mendes; de Governo, José Humberto Pires; de Obras, Luciano Carvalho; da Casa Civil, Valdetário Monteiro; de Relações Institucionais, Vitor Paulo; a presidente da Emater-DF, Denise Andrade da Fonseca e o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira Pinto.

O acordo foi celebrado no gabinete do governador Ibaneis Rocha | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

“Estamos muito felizes de participar desse projeto”, disse Denise Fonseca. “Ele estava pronto, mas com a falta de recursos deixou de ser executado. O governador Ibaneis Rocha chamou a Codevasf e conseguiu os recursos, propiciando a recuperação da Bacia do Rio Preto.”

Revitalização

A Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional e responsável pela promoção do desenvolvimento e revitalização de diversas bacias hidrográficas do país. Melhorar as condições dos cursos de água do DF anima o diretor-presidente da companhia, Marcelo Moreira.

“Tivemos a oportunidade de mostrar ao governador as áreas de atuação da Codevasf no DF”, destaca ele. “Vai ser o primeiro projeto de muitos. Discutimos a ampliação da nossa área de atuação. Então, a tendência é que a Codevasf possa atender a toda a região do DF, e esse vai ser o primeiro de muitos projetos. Vamos começar de forma grande. O recurso é significante para a primeira atuação da companhia no DF.”