24/02/2020 às 09:24

DF Legal intensifica apreensão de faixas em áreas públicas

Não é só pela poluição visual: inspetores fiscais também querem zelar pela segurança dos foliões, pois a madeira pontiaguda pode virar uma arma

Por Agência Brasília *

Para trazer mais segurança aos foliões neste Carnaval 2020, a Secretaria DF Legal tem intensificado suas ações de recolhimento de faixas irregulares em área pública. Por conter madeira pontiaguda, a faixa representa um perigo. Os inspetores fiscais recolheram cerca de 350 faixas.

Foto: DF Legal/Divulgação

Os agentes da Secretaria ainda realizaram outra ação muito importante – que é de orientação aos ambulantes quanto à correta destinação de seus resíduos. Todos os ambulantes são obrigados a possuir uma lixeira e acondicionar adequadamente, bem como dar destino aos resíduos gerados durante a folia. Os inspetores fiscais percorreram diversos blocos de carnaval e orientaram 345 ambulantes. 

Apreensão de bebidas

Foto: DF Legal/Divulgação

A Secretaria também tem garantido a segurança, por meio da fiscalização das licenças dos blocos e da apreensão de  bebidas em garrafas, destiladas e objetos pontiagudos em posse de ambulantes. No terceiro dia de folia (23), a Secretaria apreendeu 201 garrafas. O número foi bem inferior ao segundo dia, o que mostra a conscientização dos ambulantes. 

Foram fiscalizados os blocos: Da Diversidade; Carnapati; Praça dos Prazeres; Setor Carnavalesco Sul; Bloco dos Raparigueiros; das Montadas; Meninos da Ceilândia; Carnaval do Taguapark e Perikita Pah. 

O Bloco Baratinha iniciou sua programação com atraso de duas horas, pois sua licença estava pendente. A Secretaria, então, interditou o bloco até que a pendência fosse solucionada. Só depois disso, às 16h, foi que os auditores liberaram o início da festividade. 

Saiba mais
A Secretaria DF Legal destacou 62 auditores e 40 inspetores fiscais para atuar no Carnaval 2020. 11 equipes estão desde às 7h da manhã em campo. O trabalho consiste na organização dos espaços ocupados; na fiscalização das licenças e do início e término dos eventos e, ainda, na orientação sobre a correta destinação dos resíduos sólidos.