25/02/2020 às 12:16, atualizado em 25/02/2020 às 12:21

Defesa Civil faz alerta sobre abertura de comportas

Operação foi finalizada por volta das 10h. O motivo da abertura, realizada pela CEB, foi o nível de água ter atingido o estabelecido pela Agência Nacional de Águas (ANA)

Por Agência Brasília*

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), emitiu um alerta aos moradores da região próximo ao Lago Paranoá, na manhã desta terça-feira (25). 
O motivo da abertura das comportas, realizada pela Companhia Energética de Brasília (CEB), foi o nível de água ter atingido o estabelecido pela Agência Nacional de Águas (ANA). 
No aviso, Defesa Civil orientou os moradores a evitarem atividades às margens do rio São Bartolomeu, para onde a água seguiu. “Esta orientação é importante, pois pode haver uma mudança repentina no volume de água”, esclareceu o subsecretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra.
A operação foi finalizada por volta das 10h, sem nenhuma intercorrência. 

Para garantir a segurança, o órgão acionou ainda o apoio do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). De acordo com Bezerra, foi uma medida de prevenção.

CEB

Devido às chuvas fortes nos afluentes da Barragem do Paranoá durante a madrugada, o volume de água do reservatório subiu rapidamente e, por volta das 6h30, atingiu a cota 1000,60. Seguindo o regulamento, iniciou-se o procedimento padrão para a abertura de comportas da barragem. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal foram acionados e atuaram no local.

Foram abertos somente 10 cm das comportas, minimizando o impacto à população ribeirinha. Importante ressaltar que o procedimento de abertura de comportas pode ocorrer novamente, caso o volume de chuvas nos afluentes que abastecem o Lago Paranoá continue intenso.

*Com informações da Defesa Civil e da CEB