25/02/2020 às 13:27, atualizado em 25/02/2020 às 13:29

Regularização de templos religiosos é tema de convenção

Vice-governador Paco Britto,, que participou da abertura do último dia do evento, lembrou que templos e igrejas de todo o DF serão beneficiados

Por Lívio di Araújo, da Agência Brasília

Durante a convenção, o vice-governador Paco Britto assegurou aos fiéis: “A regularização beneficiará todos os templos e igrejas do DF” | Fotos: Renato Alves / Agência Brasília

A regularização de templos e igrejas no Distrito Federal tem sido aguardada com expectativa por líderes religiosos e fiéis. Na manhã desta terça-feira (25), o vice-governador Paco Britto participou da abertura do último dia da Convenção Nacional Igreja Evangélica Abençoando as Nações, em Ceilândia, e foi aplaudido ao declarar que o processo está adiantado e beneficiará muitas instituições.

“A regularização beneficiará todos os templos e igrejas do DF”, disse Paco. “As cartilhas para a regularização estão sendo feitas pela Terracap. Esse era um pleito antigo e que está sendo atendido por este governo.”

Em janeiro deste ano, o GDF publicou portaria em que estabelece os procedimentos para a regularização urbanística e fundiária de templos e organizações sociais. Para se tornar legal, a instituição religiosa deve ter se instalado no imóvel antes de 2007 e estar em área urbana.

Paco lembrou, ainda, a iniciativa do governo de transformar espaços em igrejas e entidades sociais em creches, para suprir a demanda da população do DF. Com a medida, o GDF espera reduzir o déficit atual de 20 mil pedidos de vagas em creches públicas. O Cartão-Creche, que tem crédito de R$ 803,57 em cada unidade, já pode ser utilizado. O credenciamento das instituições é feito pela Secretaria de Educação (SEE).

Força e sabedoria

Durante o evento, o vice-governador pediu aos fiéis que orem pelo governo. “Só com a força de Deus alcançaremos os objetivos tão almejados pelo governador Ibaneis Rocha para tomar decisões certas e importantes em prol da população do Distrito Federal”, declarou.

Idealizador da convenção Abençoando as Nações, o bispo Renato Andrade conduziu as orações e pediu “sabedoria” para que o governador e o vice tomem decisões. Ex-deputado distrital, Andrade é nomeado no GDF como chefe-executivo de Assuntos Parlamentares.

Na manhã desta terça-feira (25), a convenção já contava com a igreja lotada por cerca de mil fiéis. Ao longo de todos os cinco dias de evento, mais de 7,5 mil pessoas circularam para ouvir as palavras de pastores, palestras e participar dos louvores que acontecem ao longo de todo o dia.

O encontro, que completa 30 anos em 28 de março, tem o objetivo de traçar, diretrizes e metas no que se refere a evangelizações e missões. Embora a sede da Abençoando as Nações seja em Ceilândia, existem unidades da igreja em todos os estados do Brasil.