26/02/2020 às 10:54

DF Legal registra 67% de aumento em apreensões 

Entre o material recolhido, bebidas destiladas, especialmente uma popular feita de vodca e essências de frutas e com alto teor alcoólico

Por Agência Brasília *

Proporcionar tranquilidade e segurança aos foliões foi o lema do Carnaval 2020 do Governo do Distrito Federal. Por isso, a Secretaria DF Legal intensificou suas ações e registrou um aumento de 67% no número de apreensões em relação a 2019 – já que foram anotadas 1.400. Já em relação a 2018, a discrepância é bem maior, de 161%. 

Grande parte das apreensões é relativa a bebidas destiladas, especialmente uma popular feita de vodca e essências de frutas, com alto teor alcoólico, que tem sido moda entre os jovens. A venda de bebidas destiladas é proibida no evento carnavalesco. 

Foto: DF Legal/Divulgação

O secretário do DF Legal, Gutemberg Tosatte, destaca que o grande sucesso do Carnaval 2020, coordenado pela segurança Pública em conjunto com os demais entes do Governo, foi o trabalho em grupo e a comunicação entre os órgãos. 

O trabalho da Secretaria foi voltado para a verificação das licenças dos blocos, fiscalização e organização de ambulantes, controle do início e término dos eventos e, ainda, na orientação sobre a correta destinação dos resíduos sólidos. 

Neste carnaval, a Secretaria ainda intensificou seu trabalho de recolhimento de faixas em área pública. Foram retiradas mais de mil faixas das áreas públicas e orientados mais de 600 ambulantes quanto à obrigatoriedade do uso de lixeira, manutenção da limpeza e a correta  destinação dos resíduos. Com isso, foi atingido o objetivo de, além de deixar a cidade mais limpa, também proporcionar mais segurança aos foliões. 

Tanto garrafas de vidro quanto espetinhos pontiagudos e madeiras das faixas trazem risco à vida e integridade física das pessoas, pois são produtos que podem se tornar armas perfurocortantes.  

A Secretaria DF Legal destacou 62 auditores e 40 inspetores para atuar no Carnaval 2020, além de 100 profissionais no apoio operacional. As equipes trabalharam todos os dias, das 7h à meia-noite, cobrindo os blocos de carnaval do DF.

* Com informações do DF Legal