27/02/2020 às 16:01, atualizado em 28/02/2020 às 10:30

Estruturas especiais nas UPAs já atenderam 755 pacientes

Foram 424 pessoas consultadas na tenda ao lado da UPA de Ceilândia e 331 ao lado da UPA de Sobradinho

 

Por Agência Brasília*

Com cerca de 50 metros quadrados, as estruturas contam com sala de triagem, consultório médico, 10 leitos de hidratação venosa e sistema de ar condicionado. Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Ao todo, 755 pacientes com suspeita de dengue foram atendidos nos primeiros dez dias de funcionamento das duas estruturas especiais que começaram a funcionar, em 17 de fevereiro, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ceilândia e Sobradinho. As estruturas foram montadas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

De acordo com o balanço, que vai do dia 17 a 26 de fevereiro, o maior volume de casos suspeitos atendidos foi em Ceilândia, com 424 pessoas, sendo que 152 tiveram a confirmação da doença. Na unidade ao lado da UPA de Sobradinho, foram 331 pessoas atendidas, sendo 137 casos confirmados.

“As tendas são mais um aporte dentro do contexto da rede de saúde, porque a Secretaria de Saúde também conta com salas de hidratação em alguns hospitais e outras áreas do governo, no que diz respeito à prevenção, faz a limpeza de rua para evitar água parada e a proliferação do mosquito”, avaliou o diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo.

Espaço

Com cerca de 50 metros quadrados, as estruturas contam com sala de triagem, consultório médico, 10 leitos de hidratação venosa e sistema de ar condicionado. No local, é possível fazer o diagnóstico clínico, teste rápido e teste laboratorial processado no laboratório das UPAs, bem como o tratamento com hidratação venosa.

Cada tenda conta com quatro médicos, seis técnicos de enfermagem, três enfermeiros, três técnicos de laboratório, três analistas de laboratório, três auxiliares de atendimento e dois auxiliares de serviços gerais para fazer a limpeza.

Essas estruturas especiais funcionam das 7h até as 19h, todos os dias e, se necessário, passarão a funcionar 24h por dia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Sintomas

Dengue é uma doença febril grave transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar.

O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver. Os principais sintomas da dengue são:

•             Febre alta > 38.5ºC.

•             Dores musculares intensas.

•             Dor ao movimentar os olhos.

•             Mal estar.

•             Falta de apetite.

•             Dor de cabeça.

•             Manchas vermelhas no corpo.

Procedimento

Ao sentir os primeiros sintomas da dengue, o paciente deve procurar a UBS mais próxima da sua residência. Lá, será feita uma avaliação e, caso se confirme, a pessoa será encaminhada para o tratamento adequado nas estruturas especiais do IGESDF ou unidade hospitalar mais próxima.

Dados

Segundo o Boletim Epidemiológico nº 4 de 2020 da Secretaria de Saúde, o Distrito Federal registrou 1.419 casos prováveis de dengue nas primeiras semanas de janeiro deste ano. Um caso evoluiu para óbito. Do total de casos, 91,33% são moradores do Distrito Federal. As crianças menores de um ano de idade e as pessoas com mais e 50 anos foram as mais atingidas pela doença.

Combate

O engajamento da população é fundamental no combate ao Aedes aegypti.  A principal forma de se prevenir contra as doenças transmitidas pelo mosquito é manter o monitoramento constante nas residências, sempre buscando evitar água parada e a proliferação do inseto. Confira algumas dicas:

– mantenha caixas d’água, tonéis e barris de água tampados;

– mantenha garrafas de vidro ou plástico sempre com a boca para baixo;

– encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;

– limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas impeçam a passagem da água;

– em caso de identificação de focos do mosquito, acione a Vigilância Ambiental pelo telefone 160.

 

*Com informações do Iges-DF