2/3/20 13:51
Atualizado em 3/3/20 às 9:58

Na Hora ganha primeira central de perícia médica federal

Unidade funcionará a partir desta terça-feira (3), no Setor Comercial Sul, das 7h às 19h, e é fruto de parceria entre Sejus e governo federal

A primeira central de perícia médica implantada no país em parceria com um governo estadual – no caso, o Distrito Federal –  entrará em funcionamento nesta terça-feira (3), com inauguração às 10h, em Brasília. A unidade é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), a Secretaria de Economia do Distrito Federal e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. 

O Na Hora Perícia Médica Federal no DF tem acesso por meio da Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão (Na Hora), da Sejus, com sede própria para a prestação desse serviço. O funcionamento será no Setor Comercial Sul (Quadra 4, Bloco A, Edifício Luiz Carlos Botelho). 

Para o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, a centralização do serviço trará maior celeridade aos processos e atendimentos relativos às perícias médicas. “Com os médicos reunidos em um único lugar, a troca de informações técnicas entre eles é facilitada em função da pluralidade de especialidades – serão até 24 médicos por turno”, informa. “Sendo assim, em casos médicos mais raros e/ou específicos, eles podem trocar informações para tomada de decisões mais assertivas”.

Neste novo modelo, caso algum médico perito se ausente por doença, as perícias que ele deveria realizar podem ser redistribuídas entre os demais médicos sem sobrecarregar nenhum deles e sem precisar reagendar a perícia do cidadão segurado.

A centralização do atendimento das perícias médicas a partir dessa parceria também vai gerar economia, uma vez que os contratos de operação e manutenção das unidades serão direcionados para uma central de perícias.  “Diminuem-se custos de segurança, limpeza e setor administrativo, por exemplo”, completa o subsecretário do Na Hora, Tiago Santana. 

O serviço é destinado a todo cidadão segurado do INSS que precisa realizar uma perícia médica passível de gerar afastamento de trabalho. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

* Com informações da Sejus-DF