03/03/2020 às 10:53, atualizado em 03/03/2020 às 10:54

Show do Maroon 5 impacta trânsito no Eixo Monumental

Detran recomenda a quem não for ao evento evitar a Via N1 a partir das 16h desta terça-feira (3), em razão do grande fluxo de veículos e pedestres

Por Agência Brasília *

Arte: Divulgação / Detran

A partir das 16h desta terça-feira (3), o Detran atuará em operações de controle de tráfego nas imediações do Estádio Nacional de Brasília a fim de garantir a segurança das pessoas que participarão do show da banda norte-americana Maroon 5. Com público estimado em 45 mil pessoas, há previsão de grande impacto no trânsito no período das 16h às 2h. Aos condutores que não estiverem indo ao evento, o Detran recomenda evitarem trafegar pela Via N1. A dica é utilizar, como rota alternativa, a via que passa em frente ao Autódromo e a DF-010, que dá acesso ao Setor Militar Urbano (SMU) e à Epia.

Para facilitar a travessia de pedestres e proporcionar embarque e desembarque seguros na chegada do público, as equipes de fiscalização trabalharão em dois pontos de controle: o PCTran 1, que montará travessia sinalizada na via de contorno do estádio, na altura do estacionamento leste; e o PCTran 2, que cuidará da travessia de pedestres na Via N1, na altura do Planetário.

Há opções de estacionamento gratuito no Parque da Cidade, Funarte, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, anexo do Buriti, Setor Hoteleiro Norte e Setor de Rádio e TV Norte. A partir das 22h, será liberada parte do estacionamento entre o estádio e o ginásio para embarque e desembarque de táxi e transporte por aplicativo.

Dispersão

Arte: Divulgação / Detran

Das 22h em diante, os agentes montarão esquema especial de dispersão do público, colocando a via de contorno em sentido único e desviando o fluxo de veículos para a rotatória da Associação de Pilotos de Ultraleve de Brasília (Apub), onde haverá a possibilidade de acessar novamente a N1 pelo SMU ou seguir em direção à Epia.

Para tanto, os agentes atuarão em quatro pontos de controle. Uma equipe permanecerá com a travessia de pedestres na Via N1, altura do Planetário; outro grupo fechará o acesso à via de contorno, sentido Via N1, implantando sentido único e auxiliando na travessia de pedestres na altura da 5ª Delegacia de Polícia.

Já na Curva do Chinelo, os agentes fecharão o acesso à Via N1 pela via do TCDF e implantarão uma faixa livre para veículos que seguem da via de contorno em direção à rotatória da Apub. Nessa rotatória, finalmente, os veículos que vierem pela DF-010 serão direcionados à faixa da esquerda, pois o acesso à N1 pela via do TCDF será fechado, e os agentes implantarão uma faixa livre na saída da rotatória a fim de dar fluidez aos veículos que saírem do evento pela via de contorno do estádio.

 

* Com informações do Detran