04/03/2020 às 10:20

Começam as obras de drenagem da DF-209

Investimento será de R$ 4,7 milhões para construção de bacia de detenção, canal e novo bueiro

Por Agência Brasília *

A Secretaria de Obras e Infraestrutura emitiu, nessa terça-feira (3), Ordem de Serviço para que a empresa ARP Engenharia Ltda dê início às obras de drenagem no Km 4 da DF-290, em Santa Maria. O investimento será de R$ 4.737.784,41 para a construção da bacia de detenção, do canal e bueiro no método N.A.T.M (New Austrian Tunnelling Method), cerca viva e plantio de grama.

“Conseguimos tirar do papel mais essa importante obra de drenagem para a região de Santa Maria. Com o crescimento da cidade, o atual sistema não suporta mais a carga das chuvas”, destaca o Secretário de Obras, Luciano Carvalho. “Após a conclusão das obras, não teremos mais os alagamentos que tanto prejudicam os usuários da DF-290”, complementa.

O subsecretário de acompanhamento e fiscalização de obras, Ricardo Terenzi, explica que “o sistema de drenagem será construído em método não destrutivo, conhecido como tunnel liner, justamente para que não seja necessário interditar a rodovia durante a execução dos serviços”.

A obra será financiada pela Caixa Econômica Federal, uma vez que os recursos para a execução estão vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Pavimentação e Qualificação de vias urbanas no Setor Porto Rico (Santa Maria). O prazo de vigência do contrato é de 270 dias corridos, sendo 90 dias para a elaboração do projeto executivo e 180 dias para execução e conclusão das obras.

* Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura