06/03/2020 às 10:57, atualizado em 06/03/2020 às 11:00

511/12 Sul sofrem com intervenções inadequadas de obras

Pequenas obras e reformas ferem projeto original, danificam melhorias implantadas e geram dificuldade de deslocamento para a população  

Por Agência Brasília *

Quatro meses após a conclusão e entrega das obras de revitalização das quadras 511 e 512 sul, experiência piloto que servirá de molde para toda a via W3, o Governo do Distrito Federal busca definir como se dará a execução de pequenas obras e reformas por parte dos comerciantes, principalmente no que tange à preservação e manutenção das benfeitorias já realizadas.

O questionamento se deu após vistorias técnicas, realizadas pelos fiscais da Secretaria de Obras do DF, que identificaram pisos, meios-fios, rampas e outros trechos danificados por intervenções indevidas que ferem o projeto original e desrespeitam as normas de acessibilidade.

“Por isso, essa primeira obra foi um piloto. Conseguimos identificar um problema: por um lado, a necessidade de pequenas intervenções por parte dos comerciantes. De outro, a importância de se preservar o que já foi feito. Estamos nos antecipando e evitando uma situação que poderia acontecer em toda a W3. Vamos conversar com todas as partes envolvidas e buscar uma definição adequada que respeite o patrimônio e atenda as necessidades de quem circula ou trabalha na região. Se tivermos que mudar algo, vamos readequar o projeto”, explicou Luciano Carvalho.

Saiba Mais

O projeto de revitalização da W3 Sul é uma parceria entre o Governo do Distrito Federal e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O GDF está arcando com a melhoria dos espaços públicos, em contrapartida, os lojistas estão reformando as fachadas das lojas. A revitalização da via começou pelas quadras 511/512 Sul com um investimento de R$1,8 milhão. Os serviços estão concluídos e entregues à população.

A próxima etapa consiste na revitalização das quadras 509/510, com início das obras marcado para a próxima segunda-feira (9). As quadras 513/514 Sul serão revitalizadas na sequência. O edital da licitação será publicado nos próximos dias. Também está em desenvolvimento pela SODF os projetos das demais quadras da W3 Sul e de toda a W3 Norte.

* Com informações da Secretaria de Obras