07/03/2020 às 17:53, atualizado em 07/03/2020 às 17:55

Sol nascente recebe ação social neste sábado

Com apoio do GDF, comunidade contou com atendimento médico e dentário, além de cortes de cabelo e orientações diversas

Por Lívio di Araújo, da Agência Brasília

Evento deste sábado reuniu muitas crianças no Sol Nascente | Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

Dentista, oftalmologista, clínico geral, pediatra, corte de cabelo e muita brincadeira para a criançada. Este sábado (7) foi proveitoso para os moradores do Sol Nascente que ganharam um dia inteiro de serviços gratuitos na ação social promovida pela União das Igrejas Independentes do Distrito Federal (Uniip) e pela Associação Beneficente Missionária Cristã do DF (Assbenc), com apoio do Governo do Distrito Federal.

Os atendimentos médicos eram os mais procurados. Dona Maria Rodrigues Goes aproveitou a manhã para fazer exame de vista, aferir pressão, medir taxa glicêmica e se consultar com um clínico geral. “É uma maravilha poder resolver tudo em um lugar só, e tão rápido. Está tudo certo com a saúde. Até a pressão, que achei que estava ata, está controlada”, comemorou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Logo cedo os moradores da região já lotavam a área onde estavam montadas tendas e estacionados ônibus para atendimento à comunidade. O vice-governador Paco Britto e sua esposa, Ana Paula Hoff, participaram da ação social e permaneceram no local durante toda a manhã, ouvindo moradores e divulgando as ações do governo para todo o Distrito Federal.

Economia em boa hora

A Escola de Barbeiros de Ceilândia também atendeu a comunidade com cortes de cabelo gratuitos, com cinco profissionais que se desdobravam para atender todo mundo. “O pessoal vem e economiza uma graninha, né? Um corte varia entre R$ 10 e R$ 20 por aqui, então acaba sendo uma oportunidade”, explicou o barbeiro Daniel Dourado.

Segundo Daniel, durante toda a ação social, que chegou ao fim às 17h, cada profissional conseguiu fazer 15 cortes de cabelo, em média. Os cortes à máquina eram os mais procurados, principalmente por crianças.

Aliás, os pequenos também foram muito agradadas no evento. Algodão-doce, pipoca, pula-pula e escola de trânsito – a já famosa Transitolândia – do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) fizeram a alegria da garotada. “Já sei o que quer dizer todas as placas de trânsito e já aprendi que devemos fazer sinal com as mãos para atravessar na faixa de pedestres”, garantiu o menino Edivaldo Teixeira de Sousa, de 10 anos. Com um algodão-doce em uma das mãos e um saquinho de pipoca na outra, não dava tempo para falar mais sobre os aprendizados de trânsito: afinal, havia chegado sua vez de brincar no pula-pula.

Dignidade humana

A ação social também levou para o Sol Nascente o Consultório na Rua, ônibus equipado e com médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo para atendimento especializado para pessoas em situação de rua. Lá elas passavam por triagem, faziam um cadastro e até exames para detectar DSTs.

Serviço dentário foi apenas um dos diversos benefícios oferecidos neste sábado | Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

“Mas a ajuda mais procurada aqui ainda são os kits higiene bucal e kit banho. Afinal, são pessoas que vivem nas ruas”, contou o enfermeiro Bruno Freitas. Para usuários de drogas, a equipe da Secretaria de Justiça (Sejus) também trabalhava no evento tanto com orientações quanto na realização de cadastro para encaminhamento a uma das unidades de tratamento conveniadas com o governo.

Durante todo o dia, os visitantes da ação social também encontraram equipes do Corpo de Bombeiros, do Departamento de Trânsito (Detran-DF), da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa). Eles receberam orientações jurídicas e de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue e zika vírus.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que é festejado neste domingo, os organizadores do evento distribuíram brindes a avós, mães, filhas e netas.