10/03/2020 às 15:15, atualizado em 10/03/2020 às 15:36

Combate à dengue em Taguatinga é reforçado com recolhimento de entulho

Programa Cata Cata, da administração regional, percorre a cidade nas terças e quintas para retirar móveis e inservíveis das ruas 

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

A Administração Regional de Taguatinga tem trabalhado intensamente para eliminar possíveis focos de dengue e manter a cidade limpa. Os profissionais têm removido entulhos, móveis e restos de podas de árvores das ruas. Tudo para não permitir que o mosquito se prolifere.

Nesta terça (10), as equipes passaram pela QNG, QNL, QNM, CSB, QSC, QSE, QSF e QNH (confira a lista completa dos endereços abaixo). A ação faz parte do programa Cata Cata, da própria administração, que consiste em percorrer locais nas terças e quintas, das 8h às 18h, e realizar a limpeza desses espaços.

O material retirado das ruas vai desde sofás e geladeiras a pequenos móveis e pedaços de madeira.

O trabalho não vale, porém, para restos de obras. Neste caso os moradores devem entregar o material por conta própria no Papa Entulho de Taguatinga, localizado na QNG 47 Área Especial nº 09.

A população é quem demanda, na maioria das vezes, o serviço. Basta pedir a retirada de materiais pela Ouvidoria no telefone 162 ou pelo número 3451-2521. Além desse canal, os moradores também podem acionar os profissionais nas ruas durante a execução do serviço.

“Esse é um programa nosso, permanente. Fazemos um trabalho de conscientização para os moradores comunicarem a administração. E também há o serviço de denúncia contra acumuladores, onde atuamos e retiramos o material nos locais”, explica o administrador Geraldo César de Araújo.

A retirada de entulho das ruas não é a única ação da administração no combate à dengue. Houve também limpeza das paradas de ônibus em toda a cidade. Foram encontrados entulhos, folhas de árvore, pedaços de madeira e terra nos abrigos de ônibus. Materiais que foram removidos para não acumular água e se transformar em um possível foco de dengue.

Áreas que tiveram entulho removido nesta terça-feira (10):

QNG área especial 21

QNL 03 bloco I

QNL 12 conjunto J

QNL 23 conjunto J

QNM 38 conjunto B2

QNM 38/40 bloco C

CSB 10 ao lado do colégio Marista

QSC 14

QSE 16 área especial 16

QSE 19 casa 23

QSF 02

QSF 05 Escola Classe 13

QNH esquina da loja Minas Óleo e escapamentos