10/03/2020 às 20:53

Iges-DF abre mais duas estruturas para atender pessoas com suspeita de dengue

Unidades começaram a funcionar nesta terça-feira (10) em São Sebastião e em Santa Maria

Por Agência Brasília *

| Foto: Iges-DF / Divulgação

Mais duas estruturas especiais para atender pessoas com suspeita de dengue foram abertas, nesta terça-feira (10), pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). As unidades foram instaladas ao lado do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião.

Em 17 de fevereiro o instituto já havia colocado para funcionar duas estruturas, uma na UPA de Sobradinho e outra na de Ceilândia. Juntas, elas já realizaram, até o dia 9 de março, 2.106 atendimentos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O modelo de atendimento é similar em todas as tendas montadas pelo Iges-DF. São 50 metros quadrados e as estruturas contam com sala de triagem, consultório médico, dez leitos de hidratação venosa e sistema de ar-condicionado. Nos locais é possível fazer diagnóstico clínico, testes rápido e laboratorial e hidratação de pacientes.

As tendas contam com médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, técnicos de laboratório, analistas de laboratório, auxiliares de atendimento e auxiliares de serviços gerais para fazer limpeza.

O funcionamento é das 7h às 19h, todos os dias. E, se necessário, o horário pode ser estendido para 24h por dia.

Atendimento

De 17 de fevereiro a 9 de março, as tendas de Ceilândia e Sobradinho atenderam 2.106 pacientes, dos quais 910 são casos confirmados.

Em um recorte detalhado, de 17 a 29 de fevereiro, foram realizados 570 atendimentos na estrutura montada ao lado da UPA de Ceilândia, em que pelo menos 285 casos foram confirmados. Na tenda ao lado da UPA de Sobradinho foram 499 casos registrados, dos quais 169 positivos.

De 1º a 9 de março foram realizados 560 atendimentos e 383 casos positivos em Ceilândia. Em Sobradinho foram 477 atendimentos e 73 casos confirmados.

Totalizando os dados referentes ao período de 17 de fevereiro a 7 de março, em Ceilândia foram realizados 1.130 atendimentos, com 668 casos confirmados. Em Sobradinho, 976 atendimentos e 242 pessoas com a doença.

Para o diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo, as tendas são fundamentais para agilizar o atendimento das pessoas com sintomas, que precisam de tratamento imediato. “Não podemos deixar que as pessoas fiquem esperando para iniciar o tratamento. Com as tendas serão evitadas complicações e até mortes causadas pelo mosquito da dengue”, concluiu.

 

* Com informações do Iges-DF