13/03/2020 às 18:41

Hospital da Criança: Rádio Dodói fala sobre higienização de mãos

Novo episódio destaca a importância do hábito que ajuda a prevenir doenças 

Por Agência Brasília

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) lançou, nesta sexta-feira (13), a segunda temporada de seu podcast Rádio Dodói. Com tempo maior de duração – cerca de cinco minutos –, os programas passam a contar com entrevistas de médicos do HCB, que informam sobre cuidados de saúde.

No primeiro episódio da temporada, o tema é higienização de mãos. O infectologista Alexandre Paz reforça a importância do hábito e ensina a maneira correta de segui-lo: “É necessário esfregar tudo: as palmas, o verso, entre os dedos, a ponta dos dedos, embaixo das unhas – para quem tem unhas grandes, o ideal é sempre lavar embaixo das unhas com uma escova”. 

Segundo ele, manter as mãos devidamente limpas ajuda a evitar doenças como a Covid-19, causada pelo novo coronavírus. “Existe, na literatura médica, uma estimativa de que mais ou menos 50% das infecções hospitalares ocorrem por causa de mãos não higienizadas adequadamente”, afirma o médico.

A pandemia da Covid-19 também é abordada em entrevista da pneumologista Luciana Monte, no segundo episódio. “O coronavírus também é um vírus respiratório. Precisamos ter os mesmos cuidados que temos com os outros vírus; tudo o que for prevenção em relação à higiene das mãos precisa ser aplicada aqui”, explica a médica, que é a entrevistada do episódio sobre doenças respiratórias.

A Rádio Dodói é produzida por meio de voluntariado profissional, em parceria com o Núcleo de Comunicação e Mobilização do HCB. A segunda temporada do podcast terá 16 episódios, abordando temas como doença falciforme, fibrose cística, obesidade infantil, diabetes e doenças raras, entre outras doenças acompanhadas pela equipe do HCB. As entrevistas também serão publicadas, por escrito, no site do Hospital, para que os ouvintes possam se aprofundar em cada tema.

Lançado em novembro de 2019, o podcast  Os episódios, lançados semanalmente nas sextas-feiras, também trazem experiências de crianças e adolescentes atendidos no Hospital, assim como seus familiares e funcionários do HCB.

Para acessar o primeiro episódio da segunda temporada da Rádio Dodói, com o infectologista Alexandre Paz, clique aqui. A entrevista com o médico também já está disponível no site do Hospital da Criança de Brasília.

Link para a Rádio Dodói: https://soundcloud.com/hcbja/radio-dodoi-2-temporada-ep-01-alexandre-paz-higienizacao-de-maos

Link para a entrevista com Alexandre Paz: http://www.hcb.org.br/geral/maos-limpas-para-evitar-doencas

* Com informações da Secretaria de Saúde