15/03/2020 às 11:25, atualizado em 15/04/2024 às 12:24

Coronavírus: GDF libera R$ 1 milhão para o Corpo de Bombeiros

Decreto repassa recursos para aquisição de chips que serão usados para detectar Covid-19

Por Renata Moura, da Agência Brasília

Por meio do Decreto nº40.521, publicado em edição extra neste domingo (15), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, liberou R$ 1 milhão para reforçar o orçamento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. O crédito suplementar será usado para adquirir chips eletrônicos que serão utilizados em equipamentos que detectam o vírus Covid-19.

Neste sábado (14), em coletiva à imprensa no Palácio do Buriti, bombeiros fizeram uma demonstração de todo o maquinário que está à disposição para ser usado nos terminais rodoviários e aeroportos. O objeto que utiliza os chips para detectar a possível presença do coronavírus é o Veredus.

O DF dispõe de duas unidades adquiridas em 2014 durante a Copa do Mundo. Ele é capaz de analisar amostras de ar ou saliva em até duas horas. “Todos são equipamentos já com protocolos de utilização e testados com sucesso em Singapura, HongKong e Taiwan”, confirma a chefe da comunicação do Corpo de Bombeiro, major Lorena Athaydes.

O início da ação nos pontos de chegada ao Distrito Federal, como terminais rodoviários e aeroporto, deve começar ainda nessa semana. Os protocolos estão sendo elaborados com a Inframerica (administradora do Aeroporto Internacional de Brasília), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Saúde.