16/03/2020 às 18:45, atualizado em 16/03/2020 às 19:07

Asfalto começa a chegar à Rota do Cavalo

Ao todo, 10.500 metros quadrados de estrada de terra receberão pavimentação na região rural

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília *

Obras favorecem turismo rural e garantem segurança para deslocamentos | Foto: Adriano Teixeira / Novacap

Cerca de 300 mil cidadãos vão ser beneficiados com a pavimentação que chega à região da Rota do Cavalo, no Núcleo Rural Sobradinho, após mais de 30 anos de espera. A intervenção é feita preferencialmente aos sábados, para minimizar os transtornos no local. No último, foram aplicadas 200 toneladas de asfalto na área com 70% de terraplanagem concluída. A previsão é que outras 700 toneladas sejam utilizadas para transformar a realidade de 10.500 metros quadrados de estrada de terra.

As obras de pavimentação da rodovia DF-440, no trecho que segue até a entrada da Região Administrativa do Itapoã, são executadas pela Companhia de Urbanização da Nova Capital (Novacap). Camadas de sub-base e base do pavimento são formadas por meio da aplicação de brita graduada de 40 centímetros e capa asfáltica de mais cinco centímetros.

[Olho texto=”Quase mil toneladas de asfalto” assinatura=”cobrirão 10.500 metros quadrados de estrada de terra ” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Passamos tanto tempo fazendo abaixo-assinado, pedindo ajuda, que nem parece real”, conta a aposentada Maria de Lourdes de Souza, 72 anos. Ela vive ali há 30 anos e relata o martírio que enfrenta devido à falta de pavimentação. “Foi uma vida toda na lama e poeira. Agora vai melhorar a vida, com certeza”, comemora a mulher, que agora tem asfalto na porta de casa.

A professora aposentada Beatriz Carpaneda, 74 anos, cresceu naquela região. O pai chegou à Rota do Cavalo em 1962. Para ela, a melhoria também vai incentivar o turismo rural por facilitar o acesso.

“E, para nós, que dependemos da estrada para trabalhar e escoar produção, é qualidade de vida”, emenda Fabiano Viana, 43 anos.

Cenário no local era de abandono, relatam moradores | Foto: Adriano Teixeira / Novacap

A intervenção promete dar mais agilidade ao trânsito de viaturas policiais, de saúde e de socorro, além de dar mais segurança ao descolamento do transporte de alunos para escolas da região. O biólogo diz que o cenário era de abandono.

“Há mais de 30 anos existe essa promessa. Geralmente há algum tipo de intervenção em época de eleição, mas desta vez vemos que já passou por melhoria neste ano”, observa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o fim de março. A prioridade é que a ação se concentre aos sábados, em virtude do menor movimento na pista. Diretor-presidente da Novacap, Candido Teles destaca a importância das melhorias nas vias da cidade.

“Será uma rua bem asfaltada e mais segura para os motoristas, para passageiros de transportes coletivos, para alunos que utilizam os ônibus escolares, para as ambulâncias e viaturas policiais”, destaca.

* Com informações da Novacap