17/03/2020 às 11:49

Recolhidas 40 toneladas de inservíveis das ruas de Taguatinga

Objetivo é combater proliferação do mosquito transmissor da dengue na cidade 

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

A operação faz parte de um programa da administração local para retirar das ruas o acúmulo de entulho das casas dos moradores | Fotos: Renato Alves / Agência Brasília

O combate à dengue em Taguatinga não para. Nesta semana, foram recolhidas 40 toneladas de inservíveis nas quadras ímpares da QNJ e nas quadras 5, 7 e 12 da QNL. Esse trabalho faz parte de um programa da administração local o Cata Cata , criado para retirar das ruas o acúmulo de entulho das casas dos moradores.

O serviço consiste na comunicação e pedido prévio da administração aos moradores para deixarem os inservíveis nas ruas. A administração recolhe todo esse material e leva para uma Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

“Foi um trabalho feito para a prevenção da dengue e muito bem-aceito pela comunidade”, avalia o administrador de Taguatinga, Geraldo César de Araújo. “A administração se prontifica a fazê-lo junto à Vigilância Ambiental. Tem sido muito atuante, e os níveis de contaminação da dengue estão baixos.”

Após limpar as quadras ímpares da QNJ e as quadras 5, 7 e 12 da QNL, a administração regional levará o serviço para outras localidades de Taguatinga, de acordo com a demanda da população.

Cata Cata

O programa Cata Cata percorre quadras todas às terças e quintas-feiras, das 8h às 18h, para fazer a limpeza desses espaços. O material retirado das ruas vai desde sofás e geladeiras a pequenos móveis e pedaços de madeira. O trabalho não vale, porém, para restos de obras. Nesse caso, os moradores devem entregar o material por conta própria no papa-entulho de Taguatinga, localizado na QNG 47, Área Especial nº 09.

A retirada de entulho das ruas não é a única ação da administração no combate à dengue. Houve também limpeza das paradas de ônibus em toda a cidade. Foram encontrados entulhos, folhas de árvore, pedaços de madeira e terra nos abrigos de ônibus. O material foi todo removido para não acumular água e se transformar em um possível foco de dengue. A limpeza de bocas de lobo também é prioridade. Foram desobstruídas saídas nas quadras 43 e 45 da QNJ.