18/03/2020 às 16:40

Secretaria de Saúde capacita servidores sobre coronavírus

Objetivo foi esclarecer dúvidas das chefias de Enfermagem sobre o Covid-19

Por Agência Brasília *

| Foto: Geovana Albuquerque / Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde realizou na manhã desta quarta-feira (18) uma palestra de capacitação sobre coronavírus para todos os gerentes, supervisores e chefes de Enfermagem que trabalham em emergências, unidades de terapia intensiva (UTIs) e centros obstétricos da rede de saúde.

“Nossa intenção em fazer a capacitação é torna-los multiplicadores das informações passadas no curso, pois eles serão os responsáveis de repassar as informações para o restante das equipes, que ficam na ponta”, explica o diretor de Enfermagem da Secretaria de Saúde, Saulo Jacinto da Silva.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com ele, a capacitação não pôde ser realizada para todos os enfermeiros da rede porque isso contrariaria o decreto que proíbe aglomerações de pessoas em um mesmo local.

A Referência Técnica Distrital (RTD) de Infectologia, Lívia Gomes Panseira, foi responsável pela abordagem geral das informações sobre o coronavírus, maneira de contágio, duração do vírus e sua proliferação. Enquanto isso, uma enfermeira da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) foi quem passou as orientações corretas para os profissionais se protegerem do vírus.

Esclarecimentos

Para o chefe de Enfermagem do Centro Obstétrico do Hospital da Região Leste (antigo Hospital Regional do Paranoá), Viviane Abreu, o curso de capacitação foi uma oportunidade para esclarecer e tirar dúvidas sobre o coronavírus, além de adquirir conhecimento e repassá-lo aos colegas de trabalho.

“Acho essa iniciativa muito importante, pois recebemos um turbilhão de informações e ficamos sem saber, ao certo, como proceder diante desse novo vírus. Aqui, temos a orientação correta, principalmente em relação ao uso correto dos equipamentos de proteção individual [EPIs], que não é necessário ser utilizado em todos os setores. Estou tirando todas as minhas dúvidas para repassar para a minha equipe”, afirma.

A capacitação ocorreu no auditório do Hemocentro. Foram abordadas informações gerais sobre Covid-19, orientações com a maneira de prevenção para os profissionais de saúde e abordagem da nova edição do Plano de Contingência de Combate ao Coronavírus.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde