19/03/2020 às 12:17

Iges-DF reúne técnicos para debater a Covid-19

Pesquisadores, sanitaristas e infectologistas discutem possíveis protocolos de pesquisa para tratamento da doença

Por Agência Brasília*

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) reuniu, nesta quarta-feira (18), um grupo de técnicos, pesquisadores, sanitaristas e infectologistas com o objetivo de analisar o atual cenário do Brasil e do DF com relação ao coronavírus e à pandemia da Covid-19. O encontro foi coordenado pelo diretor de Inovação, Ensino e Pesquisa do Instituto, Everton Macêdo.

Recomendações para fluxos de atendimento em unidades de saúde e possibilidade de parcerias em caso de aumento de demanda por testagem diagnóstica também foram temas avaliados na reunião. A convite do Iges participaram o pesquisador e representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Bergman Ribeiro; o sanitarista da Fiocruz Claudio Henrique Maierovitch; o representante da Sociedade Brasileira de Infectologia José Davi Urbaez; a presidente da Sociedade Brasiliense de Infectologia, Heloisa Costa Ravagnani; e o médico infectologista do Hospital de Base Julival Ribeiro.

Everton Macêdo destacou que ocorreram avanços na discussão de “possíveis protocolos de pesquisa para busca de tratamento da Covid-19, recomendações para fluxos de atendimento em unidades de saúde e possibilidades de parcerias caso venha a ocorrer um aumento de demanda para testagens diagnósticas”.