19/3/20 20:18
Atualizado em 27/3/20 às 12:57

Revitalização da W3 é ampliada e se desdobra por diversas quadras

Trabalhos na 509/510 começaram neste mês, com previsão de entrega em quatro meses. Entrequadra da 511/512 já foi reformada

Obras priorizam acessibilidade de moradores, comerciantes e visitantes, motorizados ou não, também pela W2 Sul | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

As revitalização das quadras 502 a 508 e 513 a 514 da avenida W3 Sul estão em pleno curso neste ano. Em 2019, a entrequadra da 511/512 já havia sido reformada e, neste mês, as obras da 509/510 começaram e estão a todo vapor, com previsão de entrega em quatro meses (veja mais no cronograma ao final da matéria).

O investimento será de R$ 2,3 milhões. O projeto de reparação remodela as vias e reorganiza os estacionamentos, tanto na W3 quanto na W2 Sul (em que o comércio é virado para as quadras residenciais), além de realizar arborização e paisagismo, revitalização de becos entre os blocos e recuperação e troca de piso das calçadas.

Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho, um dos principais focos da reforma na avenida comercial mais antiga de Brasília é a acessibilidade. “O objetivo é modernizar os espaços e atender a realidade da população local, pois é uma lugar com grande fluxo de pessoas”, explica.

Gerente de uma loja de colchões há 25 anos, Aladias Maria Barbosa, 60 anos, diz que em todo este tempo a Quadra 508 Sul jamais passou por revitalização. “É um pedido antigo dos comerciantes. Acredito que após as obras até as vendas vão melhorar, porque será mais atrativo para os clientes”, afirma a comerciante.

Lavagem abrange estacionamentos e novo piso das calçadas e dos becos entre os blocos | Foto: Secretaria de Lavagem abrange estacionamentos e novo piso das calçadas e dos becos entre os blocos | Foto: Obras e Infraestrutura / DivulgaçãO

Dono de um restaurante e de uma lotérica também na 508 Sul, Geovane Reis, 51 anos, reforça o entendimento de que as obras do governo local são mais do que necessárias para o conforto dos comerciantes e clientes. “Precisamos de reforma nas calçadas e acessibilidade para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção”, resume.

Cronograma de obras

Ainda de acordo com a pasta, a licitação das quadras 513 e 514 deve ser lançada neste mês (confira o cronograma completo abaixo), com investimento de R$ 3,2 milhões. Já a proposta para as quadras 502 a 508 tem previsão de ser divulgada no primeiro semestre deste ano, enquanto a da 515/516 é esperada em três meses.

GDF, Fecomércio e CDL integram a parceria na W3, que inclui benefícios na área residencial | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

A parceria entre as esferas pública e privada marca o trabalho. O GDF vai arcar com a melhoria dos espaços públicos ao passo em que os lojistas vão reformar e padronizar fachadas das lojas. O projeto é uma parceria do governo local, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Luz

A iluminação da via W3 Sul e Norte foi totalmente revitalizada. Foram realizados serviços de instalação e substituição de luminárias de LED e postes de luz, além da instalação de disjuntores, pintura de postes e construção de redes de duto.

O trabalho foi realizado em duas etapas. Os serviços autorizados pela Secretaria de Obras e Infraestrutura e executados pela Companhia Energética de Brasília (CEB) têm o objetivo de dar mais segurança para a população.

Com a troca de lâmpadas antigas pelas de LED o governo local também otimiza o uso de recursos públicos, pois reduz os custos com a operação e a manutenção de luminárias, além de possibilitar economia com consumo de energia.

Galeria de Fotos

W3 Sul: revitalização de quadra residencial a todo vapor