23/03/2020 às 19:03

DER retira árvore caída na ponte São Bartolomeu

O órgão trabalha também na restauração de mais duas passagem que sofreram avarias: no Rio Melchior, na VC-311, no Sol Nascente, e na VC-173, em Planaltina

Por Agência Brasília *

Na tarde da última sexta-feira (20), uma árvore de grande porte caiu sobre parte da ponte sobre o rio São Bartolomeu, na DF-250. Logo após a queda do tronco, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) foi acionado e se dirigiu ao local para avaliar a situação.

A queda da árvore não causou dano ao patrimônio público e ninguém foi atingido pelo tronco. O trânsito não precisou ser interditado, já que os galhos da árvore não obstruíram a via. Porém mesmo assim o local foi sinalizado. “Mesmo não apresentando riscos aos motoristas e pedestres, codificamos a área enquanto não retirávamos a árvore para evitar qualquer outro incidente”, esclareceu o engenheiro Kênio Avelar.

Os servidores do 1º Distrito Rodoviário efetuaram a remoção do tronco neste domingo (22), através do uso de cabos de aço presos a uma caminhonete. Após este ocorrido, o DER/DF iniciou uma operação de poda nas demais árvores daquele local para evitar novos acidentes.

 Ações em pontes
Somente nestas duas últimas semanas, o DER/DF vem trabalhando na restauração de mais duas pontes que sofreram avarias. A primeira a apresentar problemas foi a ponte sobre o Rio Melchior, na VC-311, no Sol Nascente.

A passagem foi invadida por uma grande quantidade de terra devido às fortes chuvas naquela região e ficou interditada totalmente para a passagem de veículos e pedestres durante o trabalho.

Foi necessária aplicação de aterro para garantir a estabilidade da ponte, com extensão de 20 metros. O DER desobstruiu o tráfego em apenas 24 horas, quando a previsão era interditar o local por pelo menos mais uma semana, e liberou a passagem para aproximadamente mil pessoas que circulam pelo local todos os dias. 

Passagem quebrada por caminhão
Já na ponte da VC-173, entre as rodovias DF-310 e DF-320, em Planaltina, uma ponte de madeira de 17 metros de comprimento e 5,5 metros de largura, teve o centro da sua estrutura destruída depois que um caminhão passou fora do trilho. A madeira do elevado não suportou o peso e se rompeu, ocasionando o atolamento do veículo, que precisou ser guinchado.

 O local foi interditado imediatamente para veículos e pedestres para dar início ao trabalho de recuperação da passagem. O DER/DF está executando o reforço nas vigas e a troca de todo o assoalho da ponte, além da instalação de mais três vigas novas para evitar uma nova quebra na estrutura. Somente após a conclusão dos trabalhos, em aproximadamente três semanas, o trânsito no local deverá ser liberado.

* Com informações do DER-DF