24/03/2020 às 17:54, atualizado em 24/03/2020 às 18:58

Coronavírus: orientações para quem tem pets

Pet shops funcionam normalmente. Tutores devem ficar atentos às recomendações para passear com os bichinhos

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília

Pandemia de coronavírus alterou a rotina de donos de cães e gatos | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Apesar da restrição do funcionamento de estabelecimentos comerciais no Distrito Federal, os pet shops da capital funcionarão normalmente desde que, para realizar banho e tosa, os proprietários dos locais busquem e levem os animais. Além de garantir a higiene dos bichinhos domésticos, o lazer de cães, gatos e outros não está proibido, mas é preciso ter atenção redobrada.

Segundo o gerente substituto de Vigilância Ambiental de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, Laurício Monteiro, os tutores devem ficar atentos às recomendações que evitam a proliferação do coronavírus, mas sem deixar de dar atenção aos animais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“O ideia é passear com os animais rapidinho e tomando todos os cuidados, como evitar aglomerações, lavar bem as mãos, usar álcool em gel. A preocupação é com o ser humano e, se eles estão bem protegidos, os bichinhos também estarão”, ressalta.

Monteiro reforça que os animais de estimação não correm o risco de contrair ou transmitir o novo coronavírus. “Essa doença é bem conhecida na medicina veterinária, porém é algo da própria espécie. O novo coronavírus é uma evolução e, por enquanto, não há evidências de que os pets adoeçam ou propaguem a doença”, explica.

Mudança de rotina

A rotina da tutora Veronica Barroso, 54 anos, mudou desde a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia mundial. A servidora pública saia para passear todos os dias com seus dois yorkshires, Nick, 7 anos, e Bob, 4 anos.

Mas, devido às recomendações de evitar sair de casa e aglomerações, a moradora da Asa Sul decidiu alterar seus hábitos para prevenir a proliferação da doença.

“Saímos pela manhã e à tarde. Eu os deixava bem à vontade, sem coleira. Depois de todo esse problema, eu saio apenas uma vez tomando todos os cuidados necessários. Tento dar mais atenção e ter mais paciência para aliviar o estresse e agitação deles. Uma coisa que os deixa mais tranquilo é ficar olhando pela janela”, comenta Verônica.

Caso o tutor seja infectado, a recomendação é ficar em isolamento, adotando as medidas necessárias para não transmitir a doença para familiares, amigos ou colegas. “É importante continuar dando atenção aos animais, praticando uma guarda responsável. Uma alimentação saudável e garantir que todas as vacinas estejam em dia, garante a imunidade alta do seu bichinho”, enfatiza.

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário Público (Hvep) está atendendo a apenas casos de emergência até 5 de abril. Consultas eletivas estão temporariamente suspensas. Segundo a unidade, em dias normais há uma grande concentração de pessoas, o que potencializa o risco de transmissão do coronavírus.

O horário de triagem dos atendimentos de urgência também foi reduzido para o período de 8h às 13h. As medidas previstas na instrução normativas GDF poderão ser reavaliadas a qualquer momento.

O Hvep está localizado no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga Norte. O acesso pode ser feito pela QNF 14, ao lado do prédio do Serviço Social da Indústria (Sesi-DF).