25/03/2020 às 17:20

Aplicativo e-GDF ganha mais recursos em tempos de isolamento

O app e-GDF conta com o serviço Delegacia Eletrônica, em que alguns delitos podem ser registrados pelo cidadão sem precisar sair de casa

Por Agência Brasília *

Em uma nova atualização do aplicativo oficial do Governo do Distrito Federal, novos recursos ficaram disponíveis oferecendo maior suporte aos cidadãos. Agora o app e-GDF conta com o serviço Delegacia Eletrônica, em que alguns delitos podem ser registrados pelo cidadão sem precisar sair de casa. Crimes como furtos, agressão e ameaças já podem ser registrados sem precisar comparecer a uma delegacia. O app já contava com canais de denúncia de violência contra a mulher e discriminação étnico-racial, que tem destaque na página inicial do app.

Em tempos de isolamento em combate à pandemia da Covid-19, o recurso é um grande aliado dos cidadãos para resolver vários problemas com eficiência e comodidade. O app e-GDF oferece serviços de consulta ao IPVA e IPTU e também a situação dos benefícios sociais do GDF. Na seção Ouvidoria, é possível abrir e acompanhar solicitações feitas ao Governo. A aba Saúde permite ainda o acompanhamento de protocolos abertos nos hospitais da rede pública.

Um serviço importante já tinha sido adicionado na atualização anterior, com o extrato do Bilhete Único do transporte público. Na seção, o usuário pode verificar o saldo disponível e as viagens em que o cartão foi utilizado. Estão previstas para as próximas atualizações a inclusão dos serviços de autoatendimento da Caesb. Os recursos tecnológicos estão sendo implementados para permitir consulta à segunda via de contas e abertura de chamados com a companhia.

Outro novo recurso do aplicativo é o login unificado com a plataforma do Governo Federal. A partir de agora, o usuário pode acessar suas informações com o mesmo login e senha do gov.br, com um acesso único pelo CPF. A medida é resultado dos esforços do GDF em desenvolver a integração digital.

A nova versão do app e-GDF já está disponível nas lojas virtuais de apps para celular. O aplicativo é administrado pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Economia, que disponibiliza ainda o app Economia DF com diversos serviços aos contribuintes.

* Com informações da Secretaria de Economia