25/03/2020 às 11:22

DER recapeia pontos críticos de trecho da DF-001

Local que passa por manutenção vai do balão do Recanto das Emas até o balão do Periquito. São 16,4 quilômetros de extensão

Por Agência Brasília *

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) deu início à segunda fase da obra de recapeamento do trecho da DF-001, localizada entre as cidades do Recanto das Emas e do Riacho Fundo II. Nesta etapa passarão por recapeamento os pontos críticos do trecho entre o balão do Recanto das Emas e o balão do Periquito, na DF-480.

O local que passará por recapeamento parcial tem 16,4 km de extensão, sendo 8,2 km de cada lado da via. A obra compreende a fresagem do asfalto deteriorado e a aplicação de uma nova capa asfáltica nos trechos onde o pavimento apresenta maior desgaste de vida útil.

O engenheiro responsável pela obra, Paulo Robert Machado, informa que os trechos apresentam muitas ondulações devido às muitas operações tapa-buracos realizadas. “Com esta obra, além de restabelecer a qualidade da via, vamos nivelar também o pavimento nesses pontos, dando mais estabilidade aos veículos”.

Até o momento, aproximadamente 1 km da via desgastada já passou por manutenção – o que representa 8% total da malha. O trabalho está sendo realizado por administração direta do DER e tem previsão de execução de 120 dias.

Primeira etapa
Na primeira etapa da obra, iniciada em julho de 2019, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) executou o recapeamento de 2 km do trecho entre a BR-060, a partir do viaduto de Samambaia, até o balão da entrada da cidade do Recanto das Emas. A obra foi realizada em 90 dias ao custo de R$3 milhões.

Foto: DER/Divulgação

Construção do viaduto
A obra de manutenção de todo o trecho da DF-001, desde a BR-060 até o balão do Periquito, na DF-480, tem por objetivo preparar a rodovia para a última etapa do projeto, que é a construção do viaduto do Recanto das Emas, onde atualmente é o balão da entrada da cidade. Por ali trafegam aproximadamente 60 mil veículos por dia.

 A obra será executada pelo DER/DF e já tem projeto pronto. No momento o órgão aguarda apenas liberação do recurso da Caixa Econômica Federal para dar início à licitação. O Departamento estima que dentro de no máximo dois meses o edital seja enfim colocado na praça.

“A construção desse viaduto vai eliminar a intensidade na fluidez do trânsito na entrada do Recanto, que compromete o tempo das pessoas ao irem para o trabalho ou voltarem para casa. É uma demanda antiga e esperamos muito em breve começar a obra”, declarou o diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Junior.

Quando todo o projeto for finalizado, os moradores das cidades do Recanto das Emas, Samambaia, Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Gama serão beneficiados.

* Com informações do DER-DF