25/03/2020 às 15:47, atualizado em 25/03/2020 às 16:21

Ponte no Núcleo Bandeirante recebe reforço

Novacap trabalha desde segunda-feira (23) na estrutura e a previsão é acabar a obra nesta quinta-feira (26)

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília

O trabalho da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) não para nem debaixo de chuva. Desde segunda-feira (23), servidores do órgão estão reforçando a ponte de acesso à Metropolitana, no Núcleo Bandeirante, ameaçada pelos temporais que caíram na região nos últimos dias.

As precipitações estragaram o sistema de drenagem e a força da água causou uma erosão na cabeceira da estrutura de concreto. O local liga a 4ª Avenida do Núcleo Bandeirante à Metropolitana e é um dos dois acessos ao bairro, bastante usado pelos moradores da região. “Graças a Deus a Metropolitana tem outro acesso que está sendo utilizado. Senão o bairro estaria isolado”, diz o administrador do Núcleo Bandeirante, Adalberto Carvalho.

A ponte está interditada desde sábado (21) pela Defesa Civil. O diretor de Urbanização da Novacap, Sérgio Lemos, garante que a estrutura não corre o risco de cair. “A chuva não danificou a sustentação da ponte, mas de qualquer forma, viemos acabar com esse risco”, afirma.

Os reparos foram solicitados pela administração da cidade e, segundo Lemos, a previsão é acabar o trabalho nesta quinta-feira (26). “Isso se não chover muito. Porque essa chuva fina não nos atrapalha, mas se ela ficar mais forte sim”, ressalta.

Sérgio Lemos afirma que a rede de águas pluviais, que foi danificada, será reconstruída e realizada uma técnica chamada enrocamento no local, que é a colocação de maciço composto por blocos de rocha compactados para impedir que a erosão avance. Além disso, será construído um dissipador no local, responsável por jogar a enxurrada no rio e evitar que novas erosões se formem perto da ponte.

Ao todo, 26 homens, duas máquinas, uma escavadeira e uma pá carregadeira, e oito caminhões estão envolvidos na obra.