26/03/2020 às 16:45

Alerta: aumento de volume de água no Paranoá

Defesa Civil pede aos moradores da região que evitem as margens do Rio São Bartolomeu

Por Agência Brasília *

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), emitiu um alerta aos moradores da região próximo ao Lago Paranoá, nesta quinta-feira (26). O motivo do aviso foi para que os moradores da região evitassem as margens do Rio São Bartolomeu, que poderia ter o volume de água aumentado por conta da abertura de mais 10 cm em cada uma das três comportas da Barragem do Paranoá. Elas estavam operando com vazão de 30 cm e passarão a operar com 40 cm.

A Companhia Energética de Brasília (CEB) solicitou à Defesa Civil que avisasse a população local, pois a medida foi necessária pelo volume de água ter atingido o nível estabelecido pela Agência Nacional de Águas (ANA).

“Esta orientação é importante, mesmo com as comportas já abertas, pois poderia haver uma mudança no volume de água”, esclareceu o coordenador de Operações da Defesa Civil, tenente-coronel Sinfrônio Lopes.

O procedimento necessário nestes casos foi cumprido pelo órgão de defesa. Ou seja, foram enviados dois alertas – via SMS – à população cadastrada. A ação foi finalizada por volta das 16h, sem nenhuma intercorrência.

* Com informações da SSP/DF