28/03/2020 às 16:10

Quatro regiões recebem força-tarefa contra o Aedes aegypti 

Pelo menos 130 novos agentes recém-capacitados da Vigilância Ambiental, com auxílio de um drone, participaram da ação  

Por Agência Brasília *

Os moradores de Santa Maria, Recanto das Emas, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol receberam, neste sábado (28), a visita das equipes da Vigilância Ambiental para inspeção dos domicílios. Desta vez, a força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti contou com um drone para fazer filmagens aéreas e o reforço de 130 novos agentes recém-capacitados pela Secretaria de Saúde – além de 85 profissionais experientes que orientaram os novatos.

Foto: Geovana Albuquerque/Saúde-DF

“Essa é nossa 13ª ação, onde quatro regiões estão sendo inspecionadas simultaneamente. O objetivo é irmos aos locais que tiveram casos suspeitos e comprovados de dengue e orientar à população que evite deixar água parada em casa. Uma vez que estão em suas residências por causa do coronavírus, a ideia é incentivá-los a tomar as medidas contra o Aedes”, afirmou o diretor de Vigilância Ambiental, Edgar Rodrigues, presente na ação em Santa Maria.

Durante as inspeções, o gestor ressaltou a importância de os agentes de Vigilância Ambiental utilizarem máscaras e luvas, para trazer mais segurança à população devido à pandemia da Covid-19. “Em razão do coronavírus, mudamos a estratégia. Agora vamos entrar somente nas áreas periféricas da residência, como nos quintais, para reduzir o contato dos agentes com os moradores e proteger a todos”, ressaltou.

Foi dessa forma que ocorreu na visita realizada na residência do rodoviário Flávio Fonseca, de 55 anos, que se mantém protegido em casa devido à Covid-19. Os agentes de saúde aproveitaram a oportunidade para inspecionar a caixa d’água e aplicar larvicidas contra o mosquito. “Tem que combater essa praga. Mesmo com o coronavírus, temos de lembrar para também nos prevenirmos contra a dengue”, comentou.

Outra residência visitada foi a do aposentado Nercino Domingos, de 71 anos, que cuida para manter a área externa e os fundos da casa livre de focos da dengue. Ainda assim, agradeceu pela visita dos agentes de Vigilância Ambiental, que verificaram vasinhos de plantas, ralos e demais locais onde o mosquito poderia se instalar. “É muito bom essa visita deles. Nunca tive dengue, e espero continuar assim”, brinca.

A operação contou ainda com o suporte das administrações regionais e do Corpo de Bombeiros. Desta vez, a corporação atuou com carros de som, para conscientizar a população sobre a visita dos agentes e a importância de os moradores permitirem a entrada dos profissionais de saúde nas residências.

Novos profissionais
A vinda de mais agentes de Vigilância Ambiental para inspecionar as residências foi um reforço bem-vindo, na avaliação da chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de Santa Maria, Sueli Duarte. A região recebeu 28 novos profissionais, além de 15 vindos de outras áreas para participarem da operação deste sábado.

Os profissionais foram, segundo ela, devidamente orientados para fazer as inspeções contra dengue e, ao mesmo tempo, manter uma distância segura dos moradores. Até mesmo as fichas de identificação que eram assinadas pelos moradores, com nome e endereço da residência, agora são preenchidas pelos agentes, para evitar contato. “Essas medidas impedem a proliferação do coronavírus e nos ajudam a continuar combatendo a dengue”, destacou.

A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde recebeu o reforço total de 335 profissionais. Eles passaram por treinamento teórico e prático. Outros 265 agentes contratados iniciarão o treinamento e em breve estarão nas ruas.


Casos

O Distrito Federal registrou 12.132 casos prováveis de dengue no último Boletim Epidemiológico. Conforme os dados da Secretaria de Saúde, em 2020, houve um aumento de 104,41% no número de casos prováveis, quando comparado ao mesmo período de 2019, quando foram registradas 5.935 ocorrências.


* Com informações da Secretaria de Saúde-DF