29/03/2020 às 11:11

DER socorre caminhões atolados em trecho da DF-001

Metade (sete quilômetros) de estrada de terra em área rural de Brazlândia que ainda não está em obras ficou comprometida pelas chuvas 

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília 

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) mantém maquinário de plantão no único trecho da DF-001 sem pavimentação ou obras, em Brazlândia. Trata-se de uma ação emergencial para ajudar caminhoneiros que eventualmente ficam atolados nos sete quilômetros de estrada de terra comprometida pelas chuvas.    

A DF-001 é chamada de Estrada Parque Contorno por circular todo o Distrito Federal. O diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur, esclarece que a rodovia distrital tem 14 quilômetros sem pavimentação, mas metade está em obras. A outra metade, não licitada, tem as máquinas de prontidão para socorro.

“É um lugar com alta incidência de atolamento. Então, temos feito uma ação emergencial em pontos críticos para evitar problemas com os veículos”, diz. Isso acontece em todos os dias da semana.  No sábado (28), a intervenção foi necessária para ajudar um caminhão-tanque a passar na estrada que faz ligação com o Lago Oeste. 

Administrador regional de Brazlândia, Jesiel Costa valoriza a parceria entre os órgãos do GDF. “Sem o apoio do DER e da Secretaria Agricultura (Seagri) na área rural, não conseguiríamos dar mobilidade a esse trânsito”, afirma.

De acordo com ele, o fluxo de veículos ali é grande, especialmente por caminhoneiros que querem encurtar tempo de viagem, mas ainda não faz parte dos cronogramas de asfaltamento por implicações ambientais.