30/03/2020 às 13:25, atualizado em 31/03/2020 às 17:54

Novacap contém águas pluviais no Lago Norte

Companhia constrói e desobstrui bocas de lobo da QI 2. No Itapoã, trabalho de recuperação de erosão foi concluído na manhã desta segunda (30). Também houve ação na Granja do Torto

Por Agência Brasília *

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) deu início nesta segunda-feira (30) às obras emergenciais para contenção de águas pluviais na QI 2 do Lago Norte. Durante as chuvas que atingiram Brasília na última semana, os moradores foram surpreendidos por uma enxurrada que invadiu algumas casas do local.

Foto: Novacap/Divulgação

Imediatamente, a Novacap enviou técnicos para vistoriar a quadra atingida  – quando foi identificado que o problema tem origem na DF-009, o que faz com que grande quantidade de água vinda da rodovia passe pelo estacionamento de um mercado na QI 02, invadindo imóveis da região.

Para minimizar o problema, a Novacap realiza a desobstrução das bocas de lobo existentes, além da construção de novas. Também será feito o levantamento dos meios-fios para evitar que a água escorra pelo conjunto residencial. 

O diretor de urbanização da Novacap, Sérgio Lemos, explica que o problema é a pouca permeabilidade do solo na região, que faz com que toda a água vinda de outros locais passe para as casas  com grande volume e força. “A solução não é simples porque envolve uma nova estrutura de drenagem – o que demanda um projeto amplo para toda a região”, comentou Lemos.

Cândido Teles, diretor-presidente da empresa, reforçou a importância destes serviços, porém destacou a preocupação de toda a diretoria colegiada com a saúde dos servidores que seguem nas ruas. “Esse serviço será realizado por uma empresa terceirizada que já tem contrato de manutenção da rede de drenagem nas cidades. Eles são orientados e fiscalizados pela Novacap, assim como nossas equipes cumprem com rigorosos protocolos de proteção contra o novo coronavírus”, afirmou Teles.

Granja do Torto
Técnicos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) realizam, desde o último sábado (28), serviços de recuperação na residência oficial da Granja do Torto após o surgimento de uma erosão. O local está à disposição da Presidência da República e conta com serviços da Novacap, como jardinagem e manutenção em geral.

Após análise técnica da via, sete servidores foram ao local e iniciaram os trabalhos de aterro. Foram utilizados cinco caminhões de entulho, um de pedra rachão e um de brita graduada. Além disso, sete toneladas de asfalto já foram aplicadas na recuperação do local.

Nesta terça-feira (31), a equipe finaliza os serviços com mais duas toneladas de massa asfáltica.

A Residência Oficial da Granja do Torto, assim como as demais existentes no Distrito Federal, fazem parte da Administração Pública e, apesar de serem utilizadas como moradia pelos chefes do Executivo, são edificações administrativas. Como tais, demandam as manutenções exigidas por questões de segurança.

Reparos no Itapoã

Foto: Novacap/Divulgação

Os trabalhos para recuperação de uma erosão no Itapoã, iniciados na última quinta-feira (26), foram finalizados na manhã desta segunda (30). Inicialmente, equipes da companhia trocaram 400 metros de tubos e recuperaram o poço de visita (PV),uma passagem por onde os profissionais que realizam a reparos  tem acesso à rede para verificar problemas.

Pela manhã, foi finalizado o trabalho com a recomposição do asfalto. Segundo Márcio Costa, chefe do Departamento de Infraestrutura Urbana (Deinfra) da Novacap, a erosão ocorreu em razão do rompimento de uma rede de águas pluviais, que não suportou o grande volume de chuvas dos últimos dias.

* Com informações da Novacap