31/03/2020 às 19:38, atualizado em 01/04/2020 às 13:46

CEB moderniza subestação no Setor de Indústria e Abastecimento

Nova obra do plano de investimentos será entregue até outubro 

Por Agência Brasília

As obras de implantação da nova Subestação (SE) 08 da CEB estão a todo vapor. A SE, que antes funcionava no mesmo terreno da Usina Térmica, passará a operar em outro espaço no Setor de Indústria e Abastecimento – SIA e continuará a atender prioritariamente cargas daquela região.

De acordo com o presidente da CEB, Edison Garcia, apesar da quantidade de transformadores, entradas de linhas e saídas de circuitos serem exatamente iguais, a nova subestação trará ainda mais confiabilidade ao sistema de distribuição de energia. “O que muda é que haverá diversas melhorias no sistema de automação e supervisão da subestação, com equipamentos novos e mais confiáveis”, afirma Garcia.

Além disso, segundo o Gerente de Obras de Subtransmissão da CEB, Bruno Rolim, enquanto os equipamentos da atual subestação estão instalados ao tempo, na nova SE estes serão colocados em cubículos blindados e abrigados, tendo um ganho significativo de espaço físico. “Esse modelo de arranjo diminui consideravelmente o prazo de obra, reduzindo também custos, principalmente com obras civis e cabos de força, comando e controle”, explica.

Para o Diretor de Distribuição, Dalmo Rebello, essa é uma obra relevante para a região. “Em função da venda, pela CEB Geração, do terreno da antiga Térmica, as obras estão sendo custeadas com recursos da CEB Distribuição, e a previsão é que sejam concluídas até outubro deste ano”, informa.

A construção da nova SE custará cerca de R$ 11 milhões e faz parte do plano de investimentos para melhorias no fornecimento de energia do Distrito Federal.

*Com informações da CEB