31/03/2020 às 18:30, atualizado em 31/03/2020 às 19:17

Site compartilha experiências e boas práticas internacionais no controle da pandemia

Página foi criada pelo Escritório de Assuntos Internacionais do GDF e também destaca iniciativas de controle da Covid-19 no Distrito Federal

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

Todo o conceito da página está dividido em quatro tópicos: Boas Práticas, Organizações Internacionais, Distrito Federal e Dúvidas | Foto: Reprodução

O Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (GDF) criou uma área especial em sua página na internet para compartilhar experiências locais e internacionais no controle da pandemia de coronavírus. Pelo site da pasta é possível acompanhar as medidas adotadas em diversos países do mundo, assim como as devidas orientações oficias do Governo do DF na contenção e no tratamento de casos da Covid-19.

Um monitoramento de informações de todos as esferas de governo internacional – municipais, estaduais ou federais – é feito e alimentado diariamente pela equipe do escritório ligado à Governadoria, disponibilizando aos cidadãos conteúdos confiáveis e relevantes sobre a doença que atinge o mundo. Todo o conceito da página está dividido em quatro tópicos: Boas Práticas, Organizações Internacionais, Distrito Federal e Dúvidas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O primeiro trata de ações que deram ou estão dando certo em outros países na contenção da pandemia. Práticas como o atendimento psicológico que o Governo da Argentina vem prestando, por telefone, a idosos sozinhos em quarentena no país ou um guia listado pelo Governo da Itália para visitas virtuais a museus do país – como forma de distração gratuita e alívio do estresse a quem está confinado e não pode sair de casa.

Já em Organizações Internacionais é possível acompanhar as principais medidas tomadas pelos organismos governamentais no controle do coronavírus e no tratamento de infectados. Se o leitor quer saber das ações adotadas pelo GDF no enfrentamento à Covid-19, o tópico Distrito Federal traz as informações oficiais atualizadas.

No canal de Dúvidas é disponibilizado um endereço de e-mail e o telefone do Escritório de Assuntos Internacionais para mais esclarecimentos e perguntas.

Todas as notícias são identificadas com a data de publicação e a hashtag do assunto em questão, para que os temas possam ser também pesquisados de acordo com o interesse do leitor.

DF e o mundo

Para a chefe do escritório ligado à Governadoria do DF, Renata Zuquim, a proposta é não só levar ao conhecimento dos cidadãos as boas ideias e práticas aplicadas ao redor do mundo como também compartilhar as ações em curso por aqui.

Ela conta que, ao iniciar o trabalho de pesquisa junto com sua equipe, deparou-se com medidas que começariam a ser aplicadas em outros países, mas que já estavam em andamento no DF.

“É importante apresentar a Brasília e ao Brasil um compilado de boas práticas e ações positivas na contenção do contágio do coronavírus, como também disponibilizar ao mundo as iniciativas inéditas e pró-ativas realizadas pelo Governo do Distrito Federal, sob a orientação pessoal do governador Ibaneis Rocha”, destaca Renata.