01/04/2020 às 17:12

Defesa Civil e SLU fazem mutirão de limpeza no Setor Comercial Sul 

O objetivo é diminuir o risco de contaminação da população em situação de rua pelo novo coronavírus 

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília 

Limpeza no Setor Comercial Sul. Foto: SLU

As ruas do Setor Comercial Sul receberam uma limpeza reforçada nesta quarta-feira (1/4). A ação é uma parceria da Defesa Civil e do Serviço de Limpeza Urbano (SLU). O objetivo é diminuir o risco de contaminação da população em situação de rua pelo novo coronavírus. Segundo levantamentos recentes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), cerca de 350 pessoas vivem nas ruas da região central da capital federal. 

O subsecretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, explica que na noite dessa terça (31/3), foi feita uma vistoria no local e detectado, principalmente, lixo e resto de comida. “Tudo isso atrai ratos baratas, por exemplo e, consequentemente, a transmissão de doenças. Também informamos aos moradores sobre a pandemia que estamos vivendo, pois muitos deles não sabiam”, comentou.  

A ação também envolveu 40 garis e dois caminhões pipa com água quente e desinfetante, segundo o gerente do Núcleo de Limpeza do SLU, José Lúcio Lopes. “Há uma grande concentração de pessoas que moram nas ruas do Setor Comercial Sul, por isso é muito importante fazer essa limpeza para evitarmos a proliferação do coronavírus”, ressaltou.  

A administradora da região, Ilka Teodoro, fez a articulação entre os órgãos para viabilizar a operação de limpeza no local. “No momento em que estamos vivendo, a limpeza e desinfecção de áreas públicas são medidas preventivas fundamentais para evitar disseminação do vírus”, alertou.  

Segundo a Sedes, a ideia é acolher as pessoas em situação de rua no Autódromo Internacional Nelson Piquet, assim que a instalação dos equipamentos for finalizada, o que deve ocorrer na próxima semana. Os espaços de acolhimento contam com alimentação, banheiro, dormitório, lavagem de roupa, distribuição de kits de higiene, acompanhamento social e segurança.

Reformas nos banheiros 

Os banheiros públicos do Setor Comercial Sul estão sendo reformados pela Sedes junto com empresários da região. São oito cabines, próximas ao Banco de Brasília (BRB). As unidades contam com chuveiros, vasos sanitários e pias. Os serviços feitos foram na parte hidráulica, elétrica, revestimento, adequação na estrutura e instalação dos equipamentos.