01/04/2020 às 18:36, atualizado em 02/04/2020 às 08:52

Hran recebe doação de equipamentos para terapia intensiva

Aparelhos serão suficientes para compor oito leitos de atendimento

Por Agência Brasília

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) recebeu a doação de equipamentos que irão auxiliar no atendimento a pessoas que necessitam de terapia intensiva. Um ventilador mecânico importado, doado pela concessionária Kyoto Motors, e três monitores de sinais vitais com mais três bombas de sinais vitais, doados pela Brasil Veículos e entregues pela rede de farmácias Unicom, já chegaram à Secretaria de Saúde.
“A Unicom entregou equipamentos para oito leitos de atendimento. Já recebemos alguns deles e ainda chegarão oito ventiladores pulmonares, cinco monitores e mais cinco bombas de sinais vitais”, destaca o subsecretário de Infraestrutura, Isaque Albuquerque.
O Secretário de Saúde Francisco Araújo ressalta a importância da chegada desses aparelhos à secretaria neste tempo de enfrentamento ao coronavírus. “Eles chegam em um momento onde há maior demanda por terapia intensiva. Cada paciente que necessita ser entubado também precisa de um monitor”, frisa o subsecretário. Para o gestor “o momento é de união de esforços entre governo e sociedade e este é um grande exemplo dessa união”, concluiu.
Isaque ainda lembra que quando essa pandemia passar, os equipamentos já estarão incorporados à Secretaria de Saúde e auxiliarão no atendimento aos pacientes da rede pública de saúde do DF.
DOAÇÕES
No dia 24 de março, o GDF publicou o Decreto 40.559, criando o Comitê Emergencial Covid-19. O texto fala sobre a possibilidade de o governo receber doações de diversas naturezas, sem qualquer tipo de ônus ou encargo ao DF.
A rede de captação de doações é composta por integrantes de diversos órgãos e entidades, como as secretarias de Economia,Saúde, Orçamento, Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Justiça e Cidadania, Gestão Administrativa, Economia e Fazenda e Planejamento.
Além delas, também fazem parte representantes da Controladoria-Geral, Casa Civil, Banco de Brasília, Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fercomércio/DF), Federação das Indústrias (Fibra/DF), Federação da Agricultura e Pecuária (Fape/DF), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-DF), Associação Comercial (ACDF), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/DF), Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas  (Sebrae) e Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do GDF.
*Com informações da Secretaria de Saúde