02/04/2020 às 12:46

Mantida data de abertura de licitação para obra na VC-371

Processo licitatório está marcado para o próximo dia 13 e não sofrerá alterações

Por Agência Brasília *

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), Fauzi Nacfur Junior emitiu, no dia 31 de março, um comunicado oficial sobre a data de abertura da Concorrência nº 005/2019, que trata sobre a obra de implantação de pavimentação da VC-371, do trecho entre a BR-040/BR-050 até a DF-290, que liga o condomínio Total Ville à Santa Maria.

A abertura do processo de concorrência está agendada para as 10 horas do dia 13 de abril de 2020. O processo não sofrerá adiamento por conta da necessidade de distanciamento social, estabelecido por decreto do Governo do Distrito Federal. O diretor-geral esclareceu que serão adotados todos os procedimentos de higienização e cuidados para evitar a disseminação da covid-19, visando preservar a saúde e a integridade física dos servidores e participantes no decorrer das atividades.

 A obra no Total Ville

A obra que será executada compreende a pavimentação de um trecho com extensão aproximada de 4 km, incluindo a implantação de ciclovia, os serviços de drenagem e sinalização horizontal e vertical. O valor previsto para a execução total dos serviços é de R$ 8,3 milhões. Deste valor, R$1 milhão é proveniente de emenda parlamentar da deputada distrital Jaqueline Silva (PTB).

Durante todo o ano de 2019, Fauzi Nacfur Junior, o presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Edson Duarte, a deputada Jaqueline Silva e representantes da construtora Direcional, responsável pela elaboração dos projetos, se reuniram para garantir celeridade nas etapas burocráticas da obra, que é uma demanda antiga da população.

 Fases da licitação

 A entrega dos envelopes com os documentos das empresas concorrentes, que é a primeira fase da licitação, está marcada para o dia 13 de abril de 2020 e acontecerá na Sala de Comissão Julgadora Permanente (CJP), no edifício sede do DER/DF.

A segunda fase, que é a abertura das propostas de preço será analisada pela comissão e em sequência é divulgado as empresas que estão habilitadas a participarem da concorrência, seguidas pela escolha da empresa vencedora do certame. A última fase é a assinatura do contrato e na sequência a assinatura da ordem de serviço, para início imediato dos trabalhos. Todo este trâmite leva aproximadamente 90 dias.

Após o início das obras, a empresa terá 180 dias para executar os trabalhos, que depois de concluído, irá beneficiar aproximadamente 15 mil moradores da região.

* Com informações do DER-DF