03/04/2020 às 11:10, atualizado em 03/04/2020 às 16:31

Estradas rurais castigadas por chuvas são recuperadas

Gerenciado pela Seagri, o Polo Rural do programa conserta manilhas de escoamento que sofreram os impactos provocados pela chuva acima da média 

Por Jessica Antunes, da Agência Brasília 

O Governo do Distrito Federal trabalha para recuperar prejuízos provocados pela intensidade das precipitações do período chuvoso na capital. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os índices se mantiveram acima da média em quatro dos últimos cinco meses. Gerenciado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), o Polo Rural do GDF Presente ataca os principais problemas dessas áreas. 

Uma delas é a Colônia Agrícola Aguilhada, em São Sebastião, à margem direita da BR-251. Ali, uma barragem quase se rompeu, ameaçando propriedades e a comunidade. “Nesta semana, junto com a administração regional, começamos o plano de ação para recuperar tanto a bacia quanto as estradas”, conta o titular da Seagri, Luciano Mendes.

O caso foi o primeiro atendimento realizado pela Administração Regional de São Sebastião a partir do protocolo digital no órgão, para evitar que os moradores precisem se deslocar à sede para fazer solicitações de serviços em meio à pandemia. O administrador Alan Valim garante que todos os cuidados foram tomados, com sinalização do local e reuniões para definir as ações. 

“Com a chuva muito forte, as três manilhas de escoamento não deram conta e a água transbordou. Passou por cima da estrada, houve desmoronamento e um vão de mais de dez metros de profundidade. É preciso fazer o desbarrancamento”, relata. Na próxima semana, os trabalhos serão concentrados na recuperação de contenção. Em seguida, as estradas serão reparadas. 

Máquinas e pessoal à disposição
“Tivemos um ano atípico, com prorrogação das chuvas e com mais intensidade que a média. Nossas  estradas feitas com cascalho não têm resistido a esse fenômeno, que é natural. Por isso, estamos colocando nossas máquinas e equipes para recuperar, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a administração”, explica Luciano Mendes. 

Por enquanto, a ação emergencial é concentrada nos pontos mais críticos em todo o DF: lugares onde as pessoas não conseguem transitar, com atoleiros. As ações são feitas com recursos e maquinários próprios. Moradores de áreas com grandes danos podem solicitar atendimento pela ouvidoria do GDF, no telefone 162. “Na hora que a estiagem chegar, vamos recupera todo o conjunto de estradas rurais”, diz. 

Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), revela que o atual período chuvoso, contabilizado de novembro de 2019 a março de 2020, foi mais intenso que o anterior. Agora, abril marca o início do período mais seco. “Ainda pode ter chuvas, mas a tendência é passar longos períodos sem, com temperatura elevada”, avisa.