04/04/2020 às 18:13, atualizado em 15/04/2024 às 15:35

Segurança Pública apoia reabertura de feiras permanentes

Agentes da SSP juntaram-se a militares do Corpo de Bombeiros e policiais durante este sábado (4), para garantir tranquilidade e monitorar o movimento em 23 comércios de hortifrutigranjeiros autorizados a funcionar sob condições especiais

Por Agência Brasília *

Bombeiros distribuíram folhetos informativos e ajudaram a orientar o público na reabertura das feiras | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

O retorno ao funcionamento das 23 feiras permanentes do Distrito Federal, a partir deste sábado (4), contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e das forças ligadas ao setor. Policiais e bombeiros militares marcaram presença nesses espaços durante o expediente – das 7h às 18h – para garantir a segurança e fazer medição de temperatura dos frequentadores.

“A participação da segurança pública nessa ação foi uma preocupação do secretário de Segurança [Anderson Torres] bem-recebida por quem passou pelas feiras neste sábado”, informa o coordenador dos conselhos comunitários de segurança (Consegs) na SSP, Marcelo Batista, integrante do grupo de trabalho que trata do retorno dessas atividades. “Todos puderam vender e comprar com tranquilidade, sabendo que os bombeiros estavam medindo a temperatura de quem entrava nas feiras e os policiais militares garantindo a segurança e a ação do DF legal”.

Os bombeiros estão trabalhando no monitoramento e na triagem dos frequentadores das feiras, com uso de câmeras térmicas e termômetros. Logo na chegada, os militares fazem a verificação de possíveis sintomas de febre por meio da avaliação da temperatura com câmera térmica. Quando necessário, indicam a manutenção do isolamento social, em casos de sintomas leves, ou transporte a hospital de referência, se alguém apresentar sintomas mais graves.

Orientações ao público

Complementando a ação preventiva, a corporação produziu e distribuiu informativos básicos de segurança para os feirantes e frequentadores. Os militares que realizam esse serviço também estão preparados para oferecer orientações, além de controlar o acesso para evitar aglomerações.

Na última sexta-feira (3), 15 feiras reabriram e os bombeiros monitoraram 1.738 pessoas. Seis delas apresentaram necessidade de aferição da temperatura no termômetro. Nenhum caso suspeito foi identificado e nenhum transporte precisou ser acionado. Neste sábado, 28.976 pessoas foram monitoradas em 23 feiras.

[Numeralha titulo_grande=”28.976″ texto=”Número de pessoas monitoradas pelos bombeiros neste sábado, em 23 feiras no DF” esquerda_direita_centro=”direita”]
Número de pessoas monitoradas pelos bombeiros, neste sábado, em 23 feiras do DF

“Nesse primeiro momento, estaremos com nossos policiais durante todo o dia, dando apoio e garantindo a segurança nesses espaços”, explica o chefe do Departamento Operacional da PMDF, coronel Agrício Silva. “A partir do momento que houver a normalização e menor fluxo de pessoas, vamos atuar fazendo rondas e atuações pontuais.”

* Com informações da SSP