4/4/20 18:13
Atualizado em 4/4/20 às 18:13

Segurança Pública apoia reabertura de feiras permanentes

Agentes da SSP juntaram-se a militares do Corpo de Bombeiros e policiais durante este sábado (4), para garantir tranquilidade e monitorar o movimento em 23 comércios de hortifrutigranjeiros autorizados a funcionar sob condições especiais

Bombeiros distribuíram folhetos informativos e ajudaram a orientar o público na reabertura das feiras | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

O retorno ao funcionamento das 23 feiras permanentes do Distrito Federal, a partir deste sábado (4), contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e das forças ligadas ao setor. Policiais e bombeiros militares marcaram presença nesses espaços durante o expediente – das 7h às 18h – para garantir a segurança e fazer medição de temperatura dos frequentadores.

“A participação da segurança pública nessa ação foi uma preocupação do secretário de Segurança [Anderson Torres] bem-recebida por quem passou pelas feiras neste sábado”, informa o coordenador dos conselhos comunitários de segurança (Consegs) na SSP, Marcelo Batista, integrante do grupo de trabalho que trata do retorno dessas atividades. “Todos puderam vender e comprar com tranquilidade, sabendo que os bombeiros estavam medindo a temperatura de quem entrava nas feiras e os policiais militares garantindo a segurança e a ação do DF legal”.

Os bombeiros estão trabalhando no monitoramento e na triagem dos frequentadores das feiras, com uso de câmeras térmicas e termômetros. Logo na chegada, os militares fazem a verificação de possíveis sintomas de febre por meio da avaliação da temperatura com câmera térmica. Quando necessário, indicam a manutenção do isolamento social, em casos de sintomas leves, ou transporte a hospital de referência, se alguém apresentar sintomas mais graves.

Orientações ao público

Complementando a ação preventiva, a corporação produziu e distribuiu informativos básicos de segurança para os feirantes e frequentadores. Os militares que realizam esse serviço também estão preparados para oferecer orientações, além de controlar o acesso para evitar aglomerações.

Na última sexta-feira (3), 15 feiras reabriram e os bombeiros monitoraram 1.738 pessoas. Seis delas apresentaram necessidade de aferição da temperatura no termômetro. Nenhum caso suspeito foi identificado e nenhum transporte precisou ser acionado. Neste sábado, 28.976 pessoas foram monitoradas em 23 feiras.

28.976Número de pessoas monitoradas pelos bombeiros neste sábado, em 23 feiras no DF
Número de pessoas monitoradas pelos bombeiros, neste sábado, em 23 feiras do DF

“Nesse primeiro momento, estaremos com nossos policiais durante todo o dia, dando apoio e garantindo a segurança nesses espaços”, explica o chefe do Departamento Operacional da PMDF, coronel Agrício Silva. “A partir do momento que houver a normalização e menor fluxo de pessoas, vamos atuar fazendo rondas e atuações pontuais.”

* Com informações da SSP