07/04/2020 às 18:45, atualizado em 09/04/2020 às 14:51

Aprovado Projeto de Requalificação da 507/508 Sul

Projeto elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação prevê melhorias para calçadas, vagas de estacionamento, iluminação pública e paisagismo da área

Por Agência Brasília *

Em continuidade à revitalização da Via W3 e W2 Sul, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) aprovou o projeto de requalificação da 507/508 Sul. A Portaria nº 37, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (7), confirma o plano elaborado para a área.

As melhorias foram elaboradas pela Coordenação de Projetos da Seduh e compreendem adequações nos estacionamento, nas calçadas e no paisagismo do local. A requalificação segue o padrão adotado nas quadras anteriores, a 511/512 Sul e a 509/510 Sul. As obras da 511/512 já foram concluídas e as da 509/510 estão em fase final.  

Em relação à organização das vagas, o projeto prevê a colocação de piso intertravado. Haverá demarcação para carros, motos, espaço exclusivo para idosos e pessoas com deficiência, além de áreas de carga e descarga.

Para estimular a circulação de pedestres pela quadra, as calçadas voltadas à W3 Sul terão largura mínima de 2 metros de largura. Nos passeios que são acesso às vias laterais a largura mínima é de 1,2 metros.

As calçadas da W3 Sul serão divididas em três faixas. A faixa de serviço, mais próxima da pista foi destinada à instalação de postes de iluminação, paraciclos, lixeiras e vasos de plantas. Nessa área, foi mantido o piso em pedras portuguesas.  

Nas faixas livre e de acesso aos edifícios, por sua vez, o piso será substituído por concreto. Essa medida garante mais resistência à ação do tempo. Um ponto importante é a retirada de desníveis ao longo da calçada e a colocação de sinalização tátil para proporcionar uma circulação segura.

Além disso, as calçadas das entrequadras serão alargadas para permitir que os pedestres circulem sem a necessidade de passar pelo meio da via. A medida elimina o espaço ocioso e, com isso, coíbe o estacionamento irregular de veículos.

A iluminação pública contará com lâmpadas de LED. O paisagismo, por sua vez, será feito com a espécie Physocalymma scaberrimum, popularmente chamada de pau-de-rosas ou cega-machado.

* Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação