07/04/2020 às 14:17, atualizado em 07/04/2020 às 16:19

GDF recupera estrada no Núcleo Rural Alexandre Gusmão

Parceria entre a Administração Regional de Ceilândia e o GDF Presente facilita o acesso de milhares de moradores que transitam pela região diariamente

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília

Produtores rurais poderão escoar sua produção com mais segurança pela estrada | Foto: Administração Regional de Ceilândia / Divulgação

Em parceria com o Polo Oeste do programa GDF Presente, a Administração Regional de Ceilândia recuperou uma estrada no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, no Incra 7, Gleba 3. A obra vai facilitar o acesso de moradores que transitam pela região diariamente em direção às áreas urbanas, além de dar conforto e segurança para o escoamento da produção de pequenos agricultores locais.

O administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí, adianta que a ideia é restaurar outros trechos rurais da cidade. “Estamos cuidando com muito carinho desses lugares, reformando os acessos e garantindo a segurança pública. Vamos dar assistência na área da saúde também, pois essas regiões ficaram esquecidas durante muito tempo.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo o coordenador do Polo Oeste do GDF Presente, Elton Walcacer, cerca de 10 quilômetros passaram por processo de limpeza, patrolamento e nivelamento do solo durante uma semana. Foi utilizada uma motoniveladora no serviço.

“Por ser uma estrada de terra, é necessário fazer manutenções periódicas”, explica.

Manutenção das vias rurais

A Administração Regional de Ceilândia está trabalhando pesado na manutenção das vias rurais. Desde o ano passado, com a ajuda das equipes do GDF Presente, o órgão conseguiu recuperar mais de 160 quilômetros de estradas rurais com serviços que vão de nivelamento dos terrenos à construção de bolsões, canaletas e desvios de água pluvial.

Relativamente simples, trabalho exigiu apenas a utilização de motoniveladora | Foto: Administração Regional de Ceilândia / Divulgação

A ação tem mudado a realidade de mais de 10 mil moradores das localidades. Com mais de 248 quilômetros quadrados de extensão, a área rural de Ceilândia está entre as cinco maiores do Distrito Federal.

No local, destaca-se a produção de verduras e hortaliças, além da criação de frango. Só de vicinais, estradas que ligam uma rodovia a outra, de 6 a 17 de janeiro já foram recuperados 49 quilômetros.