07/04/2020 às 18:03, atualizado em 15/04/2024 às 15:26

Saúde recebe mais 82 mil doses da vacina contra a gripe

Suprimento foi entregue na Rede de Frio da pasta

Por Agência Brasília *

| Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde recebeu, nesta terça-feira (7), um carregamento do Ministério da Saúde com 82 mil doses da vacina contra a gripe. O suprimento foi trazido de avião para ser levado à Rede de Frio, estrutura localizada no Parque de Apoio da pasta. Assim que for concluído o abastecimento, a previsão é de que as vacinas estejam à disposição na rede pública de saúde já a partir desta semana.

“Essas doses são, principalmente, para complementar a vacinação da população alvo da primeira fase da campanha nacional, especialmente profissionais de saúde, além dos grupos da próxima etapa da iniciativa, que inicia em 16 de abril”, informou a chefe do Núcleo da Rede de Frio, Tereza Pereira.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita “]

Fazem parte da próxima fase os profissionais das forças de segurança e salvamento, pacientes com comorbidades, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, pessoas privadas de liberdade e os profissionais do sistema prisional.

Assim que as doses forem recebidas na Rede de Frio, parte delas será distribuída, nos próximos dias, para que as unidades básicas de saúde (UBS) não fiquem desabastecidas, em meio à demanda crescente pelo insumo.

Vacinação

Até esta terça-feira, 324.976 doses foram aplicadas na população do Distrito Federal. Do público-alvo das primeiras fases da campanha, foram vacinados 100% dos idosos e 60,57% dos trabalhadores de saúde.

A partir do dia 9 de maio os grupos prioritários serão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, professores, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência. A campanha continuará até 22 de maio.

* Com informações da Secretaria de Saúde