08/04/2020 às 16:13, atualizado em 08/04/2020 às 21:28

Banco de Alimentos da Ceasa recebe doação de 1,5 tonelada de carne suína

Donativos são resultado da ação solidária de duas entidades de criadores de porco (DFSuin e Sindsuínos), ambas sem fins lucrativos

Por Agência Brasília *

Doações envolvem associações de criadores de carne bovina, empresários e órgãos do GDF | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Nesta quarta-feira (8), o Banco de Alimentos da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) recebeu aproximadamente 1,5 toneladas de carne suína, cortados em tamanhos grandes e embalados em 108 pacotes de aproximadamente 13 quilos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A doação é resultado de uma ação solidária de duas entidades de criadores de carne suína (DFSuin e Sindsuínos, ambas sem fins lucrativos), que têm atuação conjunta e funcionamento na mesma sede. As entidades têm o objetivo de representar os interesses e reivindicações dos criadores e abatedouros de suínos, promovendo parcerias com instituições públicas e privadas para a realização de ações e projetos que promovam o desenvolvimento econômico, social e sustentável da suinocultura do Distrito Federal.

A carne de suíno será encaminhada às instituições atendidas pelo Banco de Alimentos, que estão sofrendo os impactos do desabastecimento devido às medidas de contingenciamento adotadas pelo GDF para combater o coronavírus.

Tomando todas as precauções necessárias, o presidente da Ceasa-DF, Onélio Teles; o subsecretário de Desenvolvimento e Abastecimento Rural, Odilon Vieira Júnior (representando o secretário de Agricultura do DF, Luciano Mendes); e o gestor executivo da DFSuin e da Sindisuínos, Douglas Rocha, compareceram ao Banco de Alimentos e foram recebidos pela diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da instituição, Lidiane Pires.

“Sob a orientação de nosso governador estamos implementando ações para reduzir os impactos do coronavírus na agricultura, fomentando as compras de alimentos dos agricultores familiares. Mas também estamos sensibilizando outros para que, juntamente com o governo, possam levar volumes maiores de alimentos aos muitos que nessa hora precisam”, ressaltou o secretário de Agricultura, Luciano Mendes.

Já Lidiane Pires enfatizou a importância de poder oferecer proteína animal para pessoas em vulnerabilidade alimentar, além do caráter inédito da doação, levando-se em conta o quão saudável é a carne suína.

“O fato de o Banco de Alimentos ter sido escolhido para o recebimento da doação significa que estamos no caminho certo, somos referência, trabalhando com transparência e amor ao próximo”, destaca a diretora.

Servidores adotam medidas protetivas de saúde em tempos de coronavírus | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Trabalho incessante

O trabalho de Banco de Alimentos não para, mesmo neste momento de pandemia de Covid-19. Diariamente a entidade tem recebido doações de empresários e agricultores que comercializam na Ceasa. A partir daí, as equipes do banco fazem rapidamente uma triagem para que esses alimentos cheguem o quanto antes à população em vulnerabilidade atendida pelas instituições cadastradas.

“Queremos fazer a nossa parte, diante desse cenário que é desafiador para todos os brasileiros. E esperamos que esse pequeno gesto sirva de exemplo para outros produtores rurais e empresários que podem e devem ajudar os mais necessitados, sem esperar que só o governo faça algo a respeito”, diz o presidente da DFSuin, Josemar Medeiros.

Medeiros ressalta, ainda, que para fortalecer essa ação a DFSuin buscou a parceria da Secretaria de Agricultura (Seagri-DF) e do Banco de Alimentos de Brasília, que é reconhecido por ser um programa de credibilidade que atua de forma transparente e em busca da segurança alimentar, evitando-se o desperdício de alimentos e ajudando a população em vulnerabilidade.

Presidente da Ceasa, Onélio Teles comentou como as parcerias são importantes nesse momento. “O governador Ibaneis Rocha tem buscado soluções diárias no enfrentamento à pandemia. E atitudes solidárias de entes privados somam forças com o governo e contribuem para o fortalecimento do ser humano e da nação como um todo”, afirmou.

 

* Com informações da Ceasa-DF