08/04/2020 às 20:50, atualizado em 09/04/2020 às 09:29

Interdição na pista do BRT Sul começa nesta quinta-feira (9)

Troca de asfalto deve durar pelo menos três meses

Por Ary Filgueira, da Agência Brasília

Um trecho de aproximadamente mil metros da pista do BRT Sul passará por reforma a partir desta quinta-feira (9/4) e precisará ser interdito. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai trocar o asfalto comum pelo de concreto, que é mais resistente.

A mudança ocorrerá na faixa exclusiva do BRT que passa embaixo do viaduto Camargo Correa (sentido L2 Sul e Guará) ligando o túnel de acesso ao aeroporto. A pista serve principalmente aos moradores do Gama e Santa Maria que utilizam o meio de transporte.

A interdição será nos dois sentidos – tanto para o Gama quanto para o Plano Piloto. Neste trecho, os ônibus do BRT serão desviados para o fluxo comum de carros. Por exemplo, os ônibus que trafegam pela faixa exclusiva, no sentido ao Gama, deverão pegar a pista normal um pouco depois do viaduto Camargo Correa.

Após o balão do aeroporto, no sentido Gama, os veículos do BRT retornarão para a faixa exclusiva através de um acesso criado pelo DER sobre o canteiro central da pista que leva à floricultura do Núcleo Bandeirante.

A interdição deve durar pelo menos 90 dias. Se faz necessária porque o concreto é mais resistente que a malha asfáltica comum. Segundo o superintende de 0bras do DER, Cristiano Cavalcante, o trecho do BRT entre o viaduto Camargo Correa e o túnel de acesso ao aeroporto é o único do BRT que não é de concreto. “Suportará mais peso, como são os ônibus do BRT”, explica Cristiano.