13/04/2020 às 15:46, atualizado em 13/04/2020 às 16:27

Mais de cem pontos de Samambaia passam por desinfecção

Os locais receberam servidores do programa Sanear-DF, que também estão trabalhando para eliminar focos do mosquito da dengue

Por Renata Moura, da Agência Brasília

Fotos: divulgação

Samambaia está recebendo nesta segunda (13) e terça (14) as equipes do programa Sanear-DF para reforçar a desinfecção de áreas contra o novo coronavírus. A ação também vai se concentrar no recolhimento de entulho, e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. Mais de 150 servidores foram destacados para trabalhar no local.

“Estamos priorizando espaços onde possa haver concentração maior de pessoas, como em portas de supermercados, farmácias, terminais rodoviários e metroviários”, explica o secretário executivo das cidades, Fernando Leite.

Na extensa lista de endereços, onde constam mais de 110 pontos especificados, estão: as três estações do metrô da cidade, a Feira Permanente, e a Avenida Norte, onde estão localizadas as agências bancárias e os comércios de eletrodomésticos autorizados a funcionar.

Além de higienizar os espaços públicos com saneantes eficazes contra a Covid-19, a meta é também atuar no recolhimento de entulhos, além de identificação e eliminação de focos da dengue. “É uma região com índices consideráveis de doenças adquiridas por vetores como mosquito, pombos e escorpiões. Por isto, estamos atuando forte para limpar tudo e acabar com esses focos”, explica Leite.

No trabalho, as equipes estão com maquinário pesado. Mais de 40 equipamentos foram deslocados para a cidade, entre caminhões-pipa, tratores, trucados, carroceiras, rolos compactadores. “É uma grande faxina para que a cidade fique em condições mais seguras para a população”, explica o secretário executivo das Cidades.

Para o administrador regional de Samambaia Gustavo Aires, a ação chegou na hora certa. “O GDF todo está se mobilizado para combater a proliferação do vírus”, comenta.“Ter essa força-tarefa, neste momento, em nossa cidade é muito importante. Principalmente, porque já tivemos mais de 10 casos confirmados da Covid-19”, completa.

Rodoviária do Plano Piloto

Segundo Fernando Leite, a partir da próxima quarta-feira (15), as ações do Sanear-DF vão avançar para o Plano Piloto. “Até o final da semana, ficaremos por lá numa ação focada prioritariamente ao combate ao coronavírus”, detalha.

No plano do governo, as atividades serão concentradas na área central de Brasília. “Vamos organizar a limpeza de paradas de ônibus na Esplanada e na W3 e L2, em frente de hospitais e, no setor comercial”, prevê.

O gestor ainda adianta que a ação com produtos especiais e desinfectantes será uma rotina em alguns pontos de grande circulação de pessoas. “Estamos planejando fazer esse trabalho pelo menos duas vezes por semana, na Rodoviária”, adianta.

O programa

O Sanear/DF foi proposto pela Secretaria Executiva das Cidades, vinculada à Secretaria de Governo, e pela Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival) a partir do Decreto nº 40.550, de 23 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

Participam conjuntamente desse projeto as administrações regionais do DF, as secretarias de Comunicação, Transporte e Mobilidade, Segurança Pública, Políticas Públicas, Educação, DF Legal, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).