13/04/2020 às 18:20, atualizado em 14/04/2020 às 09:21

Saúde beneficia 1,2 mil pacientes com oxigenoterapia em casa

O objetivo é evitar expor ao coronavírus as pessoas que fazem parte do grupo de alto risco

Por Agência Brasília *

A Secretaria de Saúde (SES) assinou contrato emergencial para locação de concentradores de oxigênio domiciliar e portátil. Com isso, aproximadamente, 1,2 mil pacientes que dependem da oxigenoterapia vão poder manter essa cobertura e novos pacientes também serão contemplados.

“Tínhamos uma fila de espera com 132 pacientes e agora todos serão atendidos. Com esse contrato, vamos poder agilizar a desospitalização de pacientes internados e ainda evitar a reinternação de pessoas dependentes de oxigênio que não estavam com este suporte”, comemora a diretora de Serviços de Internação, Arilene de Souza Luís.

O contrato assinado ainda dará mais segurança ao Distrito Federal durante o período da pandemia de coronavírus. “Evitamos expor esses pacientes, que são de alto risco para contaminação do coronavírus, por terem doença pulmonar crônica. Também já teremos preparo para receber pacientes que venham a desenvolver a doença pulmonar obstrutiva crônica em razão da injúria pulmonar causada pela infecção”, observa a diretora.

O extrato contratual foi publicado no Diário Oficial do DF (DODF)  nesta segunda-feira (13). O prazo de vigência do contrato é de 180 dias ou até a conclusão do processo regular de compra, o que ocorrer primeiro.

 

 

* Com informações da Secretaria de Saúde