14/04/2020 às 16:57, atualizado em 14/04/2020 às 18:05

Concluído em 50% o aterro sanitário de Samambaia

Construção está sendo realizada em ritmo emergencial e garantirá tratamento adequado aos fluidos

Por Agência Brasília *

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) finalizou, nesta terça-feira (14) a  escavação de mais uma bacia de contenção de chorume no aterro sanitário de Samambaia. A lagoa possui capacidade para armazenar 20 milhões de litros de líquidos provenientes do lixo evitando, assim, a contaminação do córrego Melchior que passa pela região.

As obras estão sendo realizadas em regime emergencial, inclusive aos fins de semana e feriados, por equipes compostas por servidores da Novacap. Ao todo, quatro novas bacias serão entregues, totalizando 12 pontos de contenção de chorume que, juntos, armazenarão 120 milhões de litros.

O diretor-presidente da Novacap, Candido Teles, comentou que a obra não só é importante para o bom funcionamento do aterro, como é fundamental para a saúde da população do DF e, para a malha hidroviária da cidade: “O aterro sanitário é um equipamento que precisa estar em pleno funcionamento. O correto recolhimento, tratamento e, lançamento, desse chorume evita a contaminação das águas da cidade, problema que afetaria milhões de famílias.”

* Com informações da Novacap