15/04/2020 às 11:56

Serviço de podas de árvores ganha impulso em todo o DF

Com o reforço do Departamento e Parques e Jardins, Novacap registra 93% de locais atendidos e caminha para chegar aos 100%

Por Ary Filgueira, da Agência Brasília

Reforço nas equipes permite à Novacap executar serviços de poda em tempo hábil, abrangendo todas as regiões do DF | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasilia

Morador da 710 Norte, Lair Antônio Silva, 41 anos, gosta de caminhar pela quadra durante horários de pouco movimento, apreciando a integração do concreto ao verde das árvores, conforme idealizado pelo projeto urbanístico de Lucio Costa para Brasília. Ultimamente, ele estava preocupado com a constante queda de galhos no local, mas mas essa situação já está sendo resolvida pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), que reforçou o Departamento de Parques e Jardins do DF.

Na terça-feira (14), as equipes da companhia estiveram na Asa Norte e fizeram novos serviços de poda em toda a região, inclusive na quadra onde mora Lair. “Agora eu posso andar tranquilo e com segurança, sem precisar ficar olhando para cima, com medo de um galho atingir minha cabeça”, comemora ele.

Lair Antônio Silva, morador da Asa Norte: “Agora eu posso andar tranquilo e com segurança, sem precisar ficar olhando para cima, com medo de um galho atingir minha cabeça” | Foto: Ary Filgueira / Agência Brasília

Reforço nas equipes

No início deste ano, a Novacap abriu licitação e contratou mais 25 equipes terceirizadas­. Somadas às já existentes, agora são 37. As equipes foram divididas para atuar em nove lotes que abrangem a maioria das 32 regiões administrativas do DF. Até agora, o índice de atendimento às cidades chegou à marca de 93%.

Segundo o diretor do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Raimundo Silva, em breve as empresas serão liberadas para atuar no Riacho Fundo e no Park Way. “Estão na fase de mobilização [termo técnico que exige a vistoria dos veículos a serem utilizados no serviço]”.

Treinamento

Antes de serem liberadas para o trabalho, as novas empresas passaram por um período de adaptação. Entre as atividades desenvolvidas, foi feito treinamento em que os funcionários receberam orientações sobre os equipamentos a serem utilizados e sobre a forma de lidar com as especificidades de cada região.

Os nove lotes de atendimento abrangem Plano Piloto, Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro e SIA (Lote 1); Lago Sul, Jardim Botânico e São Sebastião (Lote 2); Paranoá, Lago Norte, Taquari, Varjão e Itapoã (Lote 3); Sobradinho, Fercal e Planaltina (Lote 4); Núcleo Bandeirante, Guará, Lucio Costa, Candangolândia e Vicente Pires (Lote 5); Riacho Fundo e Park Way (Lote 6); Taguatinga, Samambaia, Águas Claras e Estrutural (Lote 7); Brazlândia e Ceilândia (Lote 8) e Gama, Santa Maria e Recanto das Emas (Lote 9).