16/04/2020 às 14:23, atualizado em 16/04/2020 às 14:41

Profissionais de nutrição da rede pública são capacitados

Mesas de refeitórios foram organizadas com dois metros de distância entre elas; servidores são orientados a retirar os jalecos

Por Agência Brasília *

Com a pandemia do novo coronavírus, os hospitais da rede estão seguindo algumas recomendações específicas para proteger seus profissionais e pacientes. Nas cozinhas e refeitórios, a preocupação não é diferente, já que são ambientes com muita circulação de pessoas e com grande chance de proliferação da Covid-19.

A gerente de Serviços de Nutrição, Carolina Gama, diz que a primeira preocupação dos hospitais é o compartilhamento do espaço do refeitório pelos servidores. Então, as mesas foram organizadas com dois metros de distância entre elas, de acordo com os decretos do governador para evitar aglomerações.

Também há ações relacionadas à educação dos servidores para retirarem os jalecos e fazerem a correta higiene das mãos antes das refeições. As filas do refeitório estão sendo organizadas de forma a manter a distância recomendada entre os servidores.

“Alguns hospitais optaram por manter um funcionário da empresa contratada em cada preparação do refeitório para evitar que vários servidores peguem no mesmo utensílio na hora de se servir”, explica a gerente.

Sabe-se que os jalecos e roupas privativas podem ser veículos de contaminação. Por isso, no HRGu foi realizado trabalho para chamar a atenção dos servidores, por meio de apresentação visual, para levá-los à reflexão do que cada um está fazendo e carregando, bem como a importância da ação de cada profissional em prol do coletivo no contexto atual.


Mobilização

Todos os hospitais fizeram alguma mobilização na área nutricional para minimizar a contaminação no ambiente hospitalar, ações conjuntas com os Núcleos de Controle de Infecções Hospitalares de cada unidade.

  • No Hospital Regional do Guará (HRGu) foi realizada capacitação para 15 funcionárias do Núcleo de Nutrição e Dietética (NND) sobre medidas preventivas de enfrentamento ao coronavírus
  • O Hospital Regional de Sobradinho (HRS) limitou o acesso ao refeitório e paramentou melhor as copeiras para a entrega das dietas. 
  • A ação no Hospital São Vicente de Paula (HSVP) foi o redimensionamento do refeitório, retirada dos TNTs e higienização das mesas com álcool e troca do jogo americano após cada saída de comensal. 
  • No Hospital Regional do Gama (HRG), está ocorrendo o treinamento das copeiras e outras providências de redimensionamento do refeitório estão sendo analisadas.
  • No Hospital Regional de Planaltina (HRPL) foram feitas as ações de capacitação e distanciamento das mesas. 
  • Já no Hospital Regional de Brazlândia (HRBz), cartinhas nas paredes alertam servidores e um funcionário na porta orienta lavagem de mãos e proíbe entrada com roupas privativas e jalecos.
  • O Hospital da Região Leste (antigo Hospital Regional do Paranoá) fez com que todos os funcionários do refeitório usem máscaras – e os talheres já são entregues embalados.

* Com informações da Secretaria de Saúde/DF