16/04/2020 às 10:19, atualizado em 16/04/2020 às 10:23

Iluminação dos Apóstolos da Catedral será revitalizada

O investimento é de R$ 60 mil e faz parte da comemoração do aniversário de Brasília

Por Agência Brasília *

No aniversário dos 60 anos de Brasília, a Catedral, importante ponto turístico da cidade, será presenteada com a revitalização da iluminação dos Apóstolos. O investimento será de R$ 65,8 mil para a troca de 16 projetores embutidos no solo. Os serviços serão executados pela Companhia Energética de Brasília (CEB) e preveem a construção de caixas protetoras para os projetores, instalação de 180 metros de cabo e aterramento.
“Concebida pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral foi o primeiro grande monumento a ser criado na capital federal. Nada mais justo do que presenteá-la com uma nova iluminação e deixá-la ainda mais bonita”, destaca o Secretário de Obras, Luciano Carvalho.
Para o presidente da CEB, Edison Garcia, a revitalização na iluminação dos pontos turísticos de Brasília atende a vários objetivos. “Brasília é uma cidade que se destaca pela sua arquitetura. A luz é um instrumento importante de valorização dos monumentos à noite, incentiva o turismo na área central da cidade e também dá uma sensação de segurança aos brasilienses e aos turistas”, destaca.
Assim como várias obras executadas em todo o Distrito Federal, a nova iluminação dos Apóstolos será instalada graças à Contribuição de Iluminação Pública (CIP) paga todo mês pelos usuários na conta de luz.
“Desde o primeiro dia de gestão, o GDF tem investido na melhoria da iluminação pública da cidade. Esse recurso oriundo da CIP é reinvestido na melhoria da iluminação pública e no pagamento do consumo do parque de iluminação da cidade”, ressalta Carlos Eduardo de Oliveira Gomes, chefe da Assessoria de Gestão de Iluminação Pública da Secretaria de Obras do GDF.
*Com informações da Secretaria de Obras