16/04/2020 às 17:41

Jardins Mangueiral ganhará UBS para 20 mil usuários

Secretaria vai investir R$ 2,9 milhões para ampliar o atendimento na Atenção Primária da região

Por Agência Brasília *

Os habitantes do Jardins Mangueiral serão beneficiados com a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O contrato de execução de obra foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (16) e é por meio de convênio com a Novacap.

A UBS será construída na Praça de Atividades 02 – PA 2, Lote 01, Setor Habitacional Mangueiral (SHMA). Para essa obra, a Secretaria de Saúde vai investir R$ 2.976.187,97 e ampliar o atendimento na Atenção Primária da região.

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, destaca a importância da construção de mais essa unidade de saúde no DF. “É uma preocupação do governador Ibaneis ampliar o atendimento à saúde preventiva da população”, comentou. Ele lembrou que outras UBS serão construídas em outras regiões e também sete novas UPAs que já foram autorizadas pelo governador.

“Existe uma cobertura provisória de Estratégia Saúde da Família lá no Mangueiral, mas com a UBS haverá o aumento do número de equipes consistidas e, consequentemente, o número de usuários atendidos, que deve contemplar cerca de 20 mil usuários”, explica o diretor de Organização de Serviços de Atenção Primária, Maurício Fiorenza.

A UBS terá a média de quatro ou cinco equipes de Estratégia de Saúde da Família.  Cada equipe dessas contará, também, com um grupo de odontólogos para o atendimento à saúde bucal. De acordo com Fiorenza, o atendimento básico contemplará todas as linhas de cuidado como, gestantes, crianças, hipertensos e diabéticos. Além do serviço de coleta laboratorial e farmácia.

Prazos
O contrato foi firmado entre a Novacap e a Anglos Construções Ltda EPP (Processo: 0112-003719/2017) e terá vigência de 380 dias corridos a contar de sua assinatura, que ocorreu no dia 09 de abril.

O prazo de início da obra será de até cinco dias corridos, contados a partir da data de recebimento da Ordem de Serviço. Já o prazo de execução e conclusão da obra é de cerca de 320 dias.

* Com informações da Secretaria de Saúde/DF